Depois da explosão do Episódio 8, chega a hora de apanhar os caquinhos no nono segmento da nova temporada de Twin Peaks. Este episódio acaba sendo um relativamente decepcionante filler (aquele feito para “encher o tempo”). Pouca coisa acontece, e há uma sensação de exposição em demasia – em dado momento, Gordon chama Albert de lado (“Vamos pensar em voz alta!”) para recapitular elementos de episódios passados.

Dentre as coisas que acontecem, destacam-se dois eventos. O primeiro é que finalmente voltamos a ver o suspeito de assassinato, Bill Hastings (Matthew Lillard), lá do primeiro episódio, e descobrimos que ele estava pesquisando “outra dimensão” (Hmmm…). E o outro evento é a mensagem do Major Briggs, destinada a Truman, Hawk e Bobby, e que apenas o seu filho sabe como abrir. A mensagem enigmática é entregue numa cena arrepiante com a velhinha Charlotte Stewart retornando ao papel da esposa do Major, e contém uma localização, uma hora, e duas vezes o nome “Cooper”. Originalmente, Twin Peaks foi conduzida pelo mistério de quem matou Laura Palmer. Este retorno da série, até o momento, está sendo conduzido pelo enigma do que aconteceu com o Major. Enquanto coçamos a cabeça com alguns momentos deste episódio em particular, cresce a ansiedade para descobrirmos o que os policiais de Twin Peaks vão encontrar no tal Jack Rabbit’s.

Considerações sobre o chihuahua mexicano:

  • O som dentro do cilindro da mensagem é um belo toque. Para David Lynch, o que se ouve é tão importante quanto o que se vê…
  • Eu ri bastante quando Truman, Hawk e Bobby forçaram o policial, comendo o seu almoço, a sair da sala, e logo depois tiveram que ir à rua para abrir a mensagem.
  • Neste episódio Twin Peaks retoma um pouco do seu espírito de paródia de seriados policiais. Mas não funciona tão bem quanto antigamente.
  • Motivos visuais do episódio: Trios (os três policiais; Gordon, Albert e Diane; Gordon, Tamara e Diane…) e cadeiras (Lucy comprando uma poltrona online leva à mensagem do Major dentro de uma cadeira).
  • Dá para visitar o blog de Bill Hastings, “À Procura da Zona” (a outra dimensão, não aquela zona): http://thesearchforthezone.com/
  • Cooper do Mal mandou mensagem para Diane?
  • Dougie bebe café, observa a bandeira americana, vê um par de sapatos vermelhos passar na sua frente, e na trilha ouvimos estranhos ruídos…
  • Esquisitices: Um pé que fala, ruídos no hotel que levam a uma quase romance, um assassinato, e uma garota com alergia na axila.
  • A maior risada do episódio: Albert perguntando “O que acontece na segunda temporada?”.