O escândalo envolvendo o outrora todo-poderoso Harvey Weinstein mobilizou estrelas de Hollywood. Atores e diretores emitiram declarações condenando o produtor e em solidariedade com as vítimas dos casos de abuso sexual e estupro.

Veja as principais declarações dadas por astros do cinema nos últimos dias:


Charlize Theron

“As mulheres que falaram sobre os abusos sofridos são valentes e heroicas e, mesmo tendo nenhuma experiência de situações similares com Harvey Weinstein, infelizmente, não posso dizer que chega a ser surpresa. Não podemos culpar as vítimas. Muitas destas mulheres são jovens, estão apenas começando na carreira e não tem como lutar contra um homem com tanta influência como ele”.


Viola Davis

“Os nossos corpos não são ‘espólios de guerra’, um troféu a ser conquistado para alimentar seu ego. É NOSSO! Não pertence a você!! E quando você o toca, pega sem permissão, você nos DESTRÓI… como um vírus!!! Para os predadores: Weinstein, o estranho, o parente, o namorado, eu digo a você: ‘Você pode escolher o seu pecado, mas você não consegue escolher as consequências.’ Para as vítimas: eu vejo você, eu acredito em você e estou ouvindo você”.


Meryl Streep

“Harvey apoiava o trabalho intensamente, era exasperante, mas, respeitoso comigo em nossa relação de trabalho e com muitas outras pessoas com quem trabalhou profissionalmente. Eu não sabia que ele tinha reuniões particulares em seu quarto de hotel, seu banheiro ou de outros atos impróprios e coercitivos. São atos indesculpáveis”.


Nicole Kidman

 

“Desde que fiquei conhecida, sempre apoio e aplaudo todas as mulheres que denunciam o abuso contra a nossa vontade – seja violência doméstica ou assédio sexual no trabalho. Precisamos erradicar esse comportamento”.


Cate Blanchett

“Qualquer homem em posição de poder ou autoridade que pensa ter prerrogativa de maltratar, intimidar ou abusar sexualmente de qualquer mulher que encontra ou trabalho precisa pagar pelos seus ator. Nunca é fácil para uma mulher vir a público nestas situações e eu apoio de todo o coração aquelas que o fizeram”.


Kate Winslet

“É muito chocante e, ao mesmo tempo, é necessário coragem para expor alguns dos produtores mais reconhecidos e importantes do mercado. Nenhuma mulher deveria ser tratada como Weinstein tratou essas jovens atrizes, talentosas e vulneráveis. Essa conduta é inaceitável em qualquer ambiente de trabalho”.


Emma Watson

“Estou ao lado de todas as mulheres que já sofreram assédio sexual e fico impressionada com a sua coragem. Este tipo de tratamento contra as mulheres precisa parar. Neste caso, as mulheres foram afetadas, mas também estou ao lado de todos os homens, de fato com qualquer pessoa, que sofreu assédio sexual”.


Jessica Chastain

“Fui avisada sobre isso desde o começo. As histórias estavam em todos os lugares. Negar isso é criar um ambiente para que volte a acontecer”.


Jennifer Lawrence

“Eu fiquei muito perturbada quando ouvi sobre o comportamento de Harvey. Trabalhei com ele há cinco anos e não presenciei nenhuma forma de assédio. Também nunca ouvi falar sobre essas alegações. Esse tipo de comportamento é inaceitável e absurdamente triste”.


Judi Dench

“Estou horrorizada. Não há dúvidas que Weinstein deu suporte a minha carreira nos últimos 20 anos, e desconhecia todas essas acusações, que são, obviamente, muito tristes. Agradeço a todas as vítimas por falarem sobre esse caso, e ofereço meu apoio”.


Glenn Close

“Estou muito aborrecida por constatar que, por muitos anos, eu ouvi rumores sobre o mau comportamento de Harvey Weinstein com as mulheres. Harvey sempre foi muito decente comigo, mas agora esses rumores têm fundamentos. Sinto muita raiva e uma tristeza profunda”.


Kristin Scott Thomas

“Estou triste e horrorizada com o que ouço – nunca testemunhei nada, mas estou entristecida e consternada”.


Chloe Grace Moretz

“As mulheres que falaram contra um dos homens mais poderosos da nossa indústria são heróinas para todas as mulheres. Eu estou com elas e estou enojada pelos crimes que Weinstein cometeu. Presumo um local de trabalho mais seguro para todas as mulheres”.


Leonardo DiCaprio

 

“Não há desculpas para o assédio ou abuso sexual – não importa quem você seja ou qual cargo ocupe. Eu aplaudo a força e a coragem destas mulheres que fizeram ser ouvidas”.


Colin Firth

“É com uma sensação de náusea que leio o que estava acontecendo enquanto eu me beneficiava com o apoio de Harvey Weinstein. Ele era um homem poderoso e assustador para enfrentar. Deve ter sido terrível para essas mulheres criarem coragem para denunciá-lo. E horrível ser submetido a esse tipo de assédio. Eu aplaudo sua coragem”.


George Clooney

“Harvey Weinstein me deu meu primeiro grande papel como ator em ‘Um drink no inferno’ (1996), ele me deu minha primeira oportunidade como diretor em ‘Confissões de uma mente perigosa’ (2002). Nós jantamos juntos, estivemos juntos em locações, brigamos, mas posso te dizer que nunca vi esse comportamento”.


Mark Ruffalo

“Desejo o melhor a Harvey. Espero que ele consiga a ajuda necessária. Ele tem uma família. Isso pesa, sabe? Mas é importante falar sobre isso, para que haja de fato uma mudança”.


Jeff Bridges

“Espero que ele lute contra seus demônios, porque seu comportamento foi terrível”.