Iniciativa criada pela estudante de jornalismo da Ufam, Maria Cecília Costa, o ‘Vírgulas Cardeais’ realiza, neste sábado (17), um evento para debater as relações entre cinema e literatura. Duas integrantes do Cine Set, Rebeca Almeida e Susy Freitas, estarão no encontro ao lado do professor Walter Fernandes Jr. e da produtora audiovisual Keila Serruya. A atividade gratuita acontece na Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, localizada na Rua Barroso, 57, no Centro de Manaus, a partir das 14h às 17h.

Intitulado “Como é lido o cinema?”, o evento discutirá questões que envolvem a linguagem e a indústria cinematográfica, além de explorar seus paralelos com a literatura. “Queremos discutir a linguagem cinematográfica e seus paralelos com a literatura, sob a ótica de críticos, realizadores, público e acadêmicos. Uma das frentes de trabalho do Vírgulas é uma série de rodas de conversas, a Conversas Cardeais. A linguagem cinematográfica será a terceiro a ser discutido, os anteriores foram Sociologia e Games. Assim como nos eventos anteriores, busca-se evidenciar para o público maneiras mais amplas de leitura de tais linguagens. O cinema é um elemento formador de identidade cultural, mas nem sempre é valorizado em ambientes de aprendizagem, apesar de ser uma dos maiores mercados mundiais”, declarou Cecília.

“O Vírgulas Cardeais é um projeto educomunicacional que visa a valorização e reconhecimento das potencialidades de linguagens midiáticas e artísticas como formas de obtenção de conhecimento. O projeto começou como uma coluna literária no Mapingua Nerd, mas se expandiu e se tornou um projeto próprio”, explicou.

O evento valerá certificado de horas complementares, que será enviado por e-mail àqueles que assinarem a lista de presença.

Facebook Comments