Mais de três décadas depois do épico “Fitzcarraldo”, Werner Herzog retorna à Amazônia para um documentário sobre a Fordlândia. O alemão será o diretor e produtor executivo do projeto da Amazon Studios. A obra será baseada no livro de Greg Grandin, ganhador do prêmio Pulitzer, com o roteiro sendo feito por Christopher Wilkinson (“Nixon”). As informações são do site Indiewire.

A Fordlândia foi um projeto do empresário Henry Ford de construção de uma cidade na região de Aveiro, no interior do Pará, com o intuito de intensificação da produção do látex extraído das seringueiras. Feita sob um modelo americano em 1927 em uma área quase 15.000 km² às margens do Rio Tapajós, o empreendimento não deu certo pela queda do ciclo da borracha no Brasil devido ao sucesso do mesmo no Sudeste Asiático e falta de adaptação dos trabalhadores locais ao estilo de vida dos EUA que se tentou implantar à força.

“A Fordlândia é uma história real incrível e estamos animados em ter Herzog, um dos maiores cineastas de todos os tempos, para contá-la. A história de um magnata com poder absoluto impondo sua visão de EUA no mundo é extremamente relevante hoje”, declarou Ashok Amritra, da Hyde Park Entertainment Group.

Facebook Comments