Dicas de filmes clássicos: Bravura Indômita e A Dama de Shanghai

Clássicos

“Bravura Indômita” está longe de clássicos do faroeste como “No Tempo das Diligências”, “Rastros de Ódio” e “Três Homens em Conflito”, porém, traz uma importante função na história do cinema: rendeu o primeiro Oscar para John Wayne. Ainda vale a conferida para comparar com o remake dirigido por Joel e Ethan Coen. Já “A Dama de Shangai” traz a famosa elegância de Orson Welles na direção dentro do estilo noir a ser aprimorado no clássico “A Marca da Maldade”.

Netflix: Bravura Indômita
Now: A Dama de Shangai

Dicas de filmes cults: Preenchendo o Vazio e O Invasor

Cults

A situação da mulher no judaísmo é trazida no sensível “Preenchendo o Vazio”. A imersão na cultura judaica trazida pela diretora Rama Burshtein seja através dos rituais ou do figurino e direção de arte do projeto permite um olhar respeitoso, mas, ao mesmo tempo, crítico daquele ambiente dominado pela visão patriarcal. Na contramão, Beto Brant coloca o espectador em constante estado de tensão no suspense “O Invasor”. Com atuações marcantes do titã Paulo Miklos e do saudoso rapper Sabotage, filme traz um policial de alta qualidade ambientado em São Paulo. Pena o cinema nacional não ter conseguido explorar esse nicho (“Salve Geral” que o diga) e Brant não ter brilhado de forma tão intensa como aqui.

Netflix: Preenchendo o Vazio
Now: O Invasor

Dicas de filmes recentes: the Babadook e Winter Sleep

Recentes

O suspense/terror sensação de 2014, “The Babadook” não chega a assustar tanto quanto o frisson em torno do projeto faz parecer. Isso, entretanto, não diminui os méritos do filme, especialmente, pelo trabalho brilhante de Essie Davis ao elevar o ponto de tensão da obra com a degradação psicológica gradual da protagonista. Ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2014, “Winter Sleep” (ou “Sono de Inverno”, em português) é aquele filme que você precisar assistir ao lado de uma garrafinha de Red Bull. Não que o filme seja ruim, porém, o ritmo lento do cineasta Nuri Bilge Ceylan e as mais de três horas de duração podem afastar quem deseja rapidez constante. Para os que resistirem, o filme traz um dos protagonistas mais execráveis dos últimos anos e diálogos brilhantes (a cena da conversa dos dois irmãos é clássica).

Netflix: The Babadook
Now: Winter Sleep

Dicas de filmes nacionais: Federal e Fla x Flu: 40 Minutos Antes do Nada

Cinema Nacional

Se você não for pedante ou tiver tempo de sobra, há sempre espacinho para um filme tosco. Daqueles que você terá boas chances de dar uma gargalhada a cada besteira mostrada na tela ou ficar se perguntando como tal ator aceitou fazer aquele personagem. No fim, a sensação de perder duas horas pode até vir, porém, caso você tenha bom humor, será capaz de rir de si mesmo e, claro, da bomba que você assistiu. “Federal” entra nesse conceito. Já “Fla x Flu – 40 Minutos Antes do Nada” é para fazer aquele sujeito que não gosta de futebol conseguir demonstrar uma mera simpatia pelo esporte. Em tempos de escândalos na Fifa e de violência nos estádios, ver o amor puro do torcedor com histórias marcantes e provocações sadias faz lembrar porque esse jogo de 22 correndo atrás de uma bola é tão apaixonante.

Netflix: Federal
Now: Fla X Flu

Dicas de filmes que valem a pena: Minority Report e Melhor é Impossível

Vale a Pena Ver de Novo

Steven Spielberg tentou homenagear Stanley Kubrick em “A.I. – Inteligência Artificial”, porém, o resultado acabou saindo um troço esquisito que não sabia se flertava com o sentimentalismo do primeiro ou com a meticulosidade do segundo. O acerto de Spielberg na ficção científica veio mesmo com “Minority Report: A Nova Lei”, ótima história com uma trama atual sobre uma sociedade adotando medidas drásticas para reduzir a criminalidade com boas atuações de Tom Cruise e Colin Farrell. Jack Nicholson não dá as caras no cinema há um bom tempo, certo? Helen Hunt idem, né? Então, vamos resgatar o delicioso “Melhor é Impossível” e acabar com o clichê chato de que a última comédia romântica que prestou foi “Harry e Sally”.

Netflix: Minority Report
Now: Melhor é Impossível