Se você faz questão de estar bem informado com as notícias mais quentes (ou mais alternativas, dependendo do momento) do mundo do cinema, mas faltou várias aulas no cursinho de inglês, esse post é para você! Nessa semana, o Cine Set selecionou 10 dos melhores sites sobre a Sétima Arte no Brasil, através dos quais os internautas que nos acompanham podem ter informações seguras sobre produções nacionais e internacionais, além de listas, resenhas, rankings de bilheterias, estreias, análises e muito mais. Para não sermos injustos, citamos os sites em ordem alfabética.

Adoro Cinema

1. Adoro Cinema

Quem nunca passou pela seguinte situação: ver um filme que você mal lembra o nome, mas querer muito saber o país de origem ou o nome do ator principal. A busca por essas informações geralmente leva ao site norte-americano Internet Movie Database (IMDb), mas os internautas que não entendem inglês acabam meio perdidos ali. Por sorte, numerosas fichas técnicas estão disponíveis em português no site Adoro Cinema. Tal como a página gringa, ele também não é apenas uma grande listagem de informações básicas sobre filme; além destas, o Adoro Cinema conta com seções de notícias, programações dos cinemas, trailers, matérias especiais e uma coleção de links de resenhas postadas em sites externos ou pelos internautas cadastrados. Mais prático, impossível.

Site da Ancine

2. Ancine

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão regulador que fomenta, regula e fiscaliza a indústria cinematográfica brasileira, possui um site que hoje é quase que uma parada obrigatória para os realizadores audiovisuais do país. Nele constam editais para produção de filmes, informações sobre festivais de cinema, dados e análises sobre o mercado audiovisual brasileiro no que diz respeito à produção, distribuição e exibição de filmes, além de ações e programas alinhados aos interesses da agência.

Site da Cinemateca Brasileira

3. Cinemateca Brasileira

A página da Cinemateca Brasileira divulga as atividades dessa importante instituição, responsável pela preservação do audiovisual brasileiro há quase 80 anos. Além da grande base de dados de filmes nacionais ou catálogos legais como os de pôsteres de filmes e evento, no site também encontramos informações sobre mostras, cursos e outros eventos promovidos pela instituição. De quebra, ainda é possível acessar a versão digital da Revista da Cinemateca Brasileira.

Site sobre cinema Cineplayers

4. Cineplayers

Outro daqueles sites práticos, repleto de fichas técnicas, notícias, listas e resenhas de filmes. A diferença é que as críticas da equipe do Cineplayers geralmente apresentam uma profundidade a mais para os padrões da web, servindo como porta de entrada para leituras posteriores de textos mais densos por parte dos internautas. Não por acaso, figuras como Bernardo Brum, que fez carreira no site, destacam-se dentre a atual geração de críticos brasileiros que tem na Internet o seu habitat natural.

Site Críticos.com.br

5. Críticos

Um dos primeiros sites de crítica cinematográfica do Brasil, o Críticos surgiu em 2002. Desde então, o site prova como esse tipo de produção ganhou um novo fôlego no ambiente virtual. Sua equipe principal é formada por críticos tarimbados dos meios tradicionais: Carlos Alberto Mattos, Daniel Schenker, Luiz Fernado Gallego e Marcelo Janot. Como o nome bem indica, o foco do site não são as notícias ou fichas técnicas, mas as resenhas mesmo. Estas têm a leveza e concisão do texto jornalístico, o que torna o conteúdo mais atrativo ainda para leitores mais apressadinhos.

Site Filme B

6. Filme B

O site se autointitula “o mais completo portal sobre o mercado do cinema no Brasil”. Não é para tanto, mas o Filme B de fato apresenta um conteúdo diferenciado em relação a outras páginas quando traz estatísticas e análises da indústria cinematográfica no país ou informações sobre os mais variados profissionais do ramo; dessa maneira, o site apresenta biografias não apenas de diretores, mas de montadores, figurinistas exibidores, distribuidores e muito mais. Seria mais interessante se não tivesse áreas restritas para assinantes a custos pouco camaradas, mas não pode deixar de ser citado nessa lista.

Site Filmes do Chico

7. Filmes do Chico

O site do crítico de cinema Chico Fireman tem uma pegada de cinéfilo das antigas como poucos na web: a escrita quase compulsiva, a paixão por listas e contagens de quantos filmes já viu num determinado período, tudo isso está presente e expresso através de um conteúdo bastante cativante. A fórmula parece ter dado certo, pois o site permanece online há 11 anos. Destaque para as postagens sobre o cinema nacional, sempre bastante antenadas.

Site Filmologia

8. Filmologia

Online desde 2010, o site alagoano Filmologia surge como uma revista virtual de crítica cinematográfica. Seus textos possuem um formato mais próximo da análise fílmica que da resenha e os filmes abordados nunca são os lançamentos do momento, mas esse retorno à crítica tradicional (ainda que alguns textos tenham as dimensões reduzidas que tanto fazem sucesso na web) não deixa de ser a grande sacada de originalidade do site. Dividido em edições temáticas, seus textos se ordenam dentre especiais de algum diretor nada pop como Aleksey Balabanov, ou num apanhado da produção audiovisual de Alagoas, para citar apenas dois exemplos. O único porém é o longo tempo entre uma edição e outra, mas a espera vale a pena.

Site Omelete

9. Omelete

Ao contrário da densidade do Filmologia, o Omelete condensa totalmente o espírito da internet ao abordar, de maneira ágil, leve e instantânea as mais variadas informações sobre cinema. Nele o internauta encontra as notícias mais quentes e as avaliações dos filmes do momento com direito ao suprassumo da sumarização desses dados: a nota de cada filme. Verdade seja dita, os textos do Omelete já foram mais aprofundados, mas o site permanece como referência de modelo bem sucedido de popularização da crítica.

Site Revista Rebeca

10. Revista Rebeca

Se formos adentrar no terreno das revistas científicas sobre audiovisual, essa lista do Cine Set provavelmente vai ficar com cara de Web Qualis, o que não é nossa intenção. A título de curiosidade, deixamos como última sugestão o site da Revista Rebeca, publicação atrelada à Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), que publica artigos científicos sobre o tema com acesso gratuito. Tal como as demais revistas científicas, cada edição é temática e apresenta textos bastante aprofundados, que passam pelo crivo de uma banca avaliadora formada por pesquisadores da área.