Quem disse que o Amazonas não produz animações?

“A Última Balada de El Manchez” estreou neste fim de semana no YouTube provando que é possível sim fazer animações de qualidade no Estado. A produção dirigida por Leonardo Mancini participou do Anima Mundi 2017. ocorrido nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, dentro da Mostra Olho Neles!, voltada para animadores em ascensão no Brasil inteiro. O filme está disponível nas versões em português e em inglês.

O curta-metragem de pouco menos de 18 minutos traz a história sobre como o maior mariachi de todos os tempos teve que vender a alma para conseguir talento e fama, e sua inevitável queda e busca por redenção. Para realizar o curta, Mancini contou com o apoio de Bruno Fabián e Abrão Figueira nas animações, enquanto Edgar César ficou no background. Dublador de grandes personagens como ThunderCats, Silverhawks, Mumm-Ra e Monstro Estelar, Silvio Navas faz a voz do El Manchez. 

Para quem não conhece, a carreira de Leonardo Mancini no audiovisual local é longa: ator, produtor e roteirista, ele já participou de diversos curtas premiados como, por exemplo, “Morto-Vivo”, “Et Set Era”, “A Doce Dama”, “A Lista” e “Germes”. Nem mesmo na animação, ‘Mancha’ (apelido pelo qual é conhecido no cinema amazonense) é um neófito: a primeira indicação ao Amazonas Festival foi com uma produção do gênero, “I Loser You”.

ASSISTA ABAIXO ‘A ÚLTIMA BALADA DE EL MANCHEZ’:

‘Sol, Pipoca e Magia’: série resgata Joaquim Marinho e a história cultural de Manaus

A websérie documental “Sol, pipoca e magia” se debruça sobre a história de Joaquim Marinho, um dos grandes nomes da cultura amazonense, tendo trabalhado em várias áreas artísticas como agitador e produtor cultural. A obra apresenta a trajetória de Marinho desde a...

‘Sidney Rezende: Meu Enquanto Canto’: doc. frio de lenda do boi-bumbá

O documentário “Sidney Rezende: Meu Enquanto Canto” introduz o espectador à história de um dos principais compositores de toadas, bastante identificado com o boi Garantido (mas também com passagem pelo Caprichoso) que empresta seu nome ao título da obra. O filme é,...

‘A Hespanhola’: choque da alegoria restrita à mesma bolha

Em 2018, lembro-me de discutir com meu então mentor do programa para formação de críticos do Talent Press Rio, o português Luis Oliveira. O tópico: “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee. Na ocasião, ele defendia que o filme não era bom por ser isento de qualquer sutileza...

‘O Colar’: pedaços de grande filme ficam pelo caminho

O Festival Olhar do Norte acompanha com lupa a trajetória de Romulo Souza. Afinal, em todas as edições do evento, há um filme do jovem diretor e roteirista amazonense atualmente radicado em Santa Catarina. Na primeira edição foi “Personas”, documentário para além da...

‘Mestres da Tradição na Terra do Guaraná’: tema fascinante perde-se em pequenos excessos

O curta documentário “Mestres da Tradição na Terra do Guaraná”, com direção de Ramon Morato, foca nos músicos que mantêm vivos os ritmos de cancioneiro interiorano amazonense. São canções e ritos comunitários, cujas raízes remontam a culturas indígenas e...

‘Reflexos da Cheia’: uma viagem às origens do cinema dentro do Teatro Amazonas

Durante os nove minutos de “Reflexos da Cheia”, o público do Teatro Amazonas vivenciou uma oportunidade de viajar no tempo na terceira noite do Festival do Olhar do Norte. Engana-se quem deduz que este retorno faz referência apenas ao espantoso período de subida...

‘Cercanias / Gatos’: o universo felino e pitoresco de um condomínio de Manaus

“A Terra Negra dos Kawá” deixou a clara impressão de que Sérgio Andrade estava se repetindo em temas já abordados em “A Floresta de Jonathas” e “Antes o Tempo Não Acabava”. Parecia que os caminhos traçados até ali tinham se esgotado, tornando-se urgente e necessário...

‘Stone Heart’: frieza tira potência da mensagem

Vou abrir meu coração, caro leitor: “Stone Heart” me deixa diante de um impasse. De um lado, impossível não ressaltar o que o filme representa um avanço técnico inegável para o ainda incipiente setor da animação no Amazonas, especialmente, do ponto de vista técnico –...

‘A Bela é Poc’: afeto como resposta à violência manauara

Chega a ser sintomático como a violência de Manaus ganha protagonismo nas telas neste grande ano do cinema amazonense. Na brutalidade do marido contra a esposa em “O Buraco”, de Zeudi Souza, passando pela fúria surrealista de “Graves e Agudos em Construção”, de Walter...

‘Kandura’: documentário formal para artista nada comum

 Tive a honra de entrevistar duas vezes Selma Bustamante: a primeira foi na casa dela sobre o lançamento de “Purãga Pesika”, curta-metragem em documentário dirigido por ela em parceria com César Nogueira. A segunda foi para o programa “Decifrar-te”, da TV Ufam, no...