Sem lançar um filme desde “Um Alguém Apaixonado”, de 2012, Abbas Kiarostami prepara a volta para os cinemas. O diretor iraniano está finalizando “24 Frames Before and After Lumiere“, compilação de 24 curtas comandados por ele ao longo dos últimos três anos.

Dois dos 24 curtas-metragens foram exibidos durante a master-class de Kiarostami no Festival de Marrakesh. Cada filme traz quadros com cinco pinturas e nove fotografias. Utilizando um fundo azul, as imagens ganham vida e introduz questões como a dimensão do tempo.

De acordo com Kiarostami, a ideia para os curtas surgiu de um sonho dele, quando garoto, de se tornar pintor. Porém, segundo ele, a falta de talento não conseguiu realizá-lo, porém, por uma série de situações consideradas acidentais, se tornou diretor de cinema.

Para o projeto, ele ainda revisita imagens e introduz elementos que poderiam ter sido presente no momento ou que ele introduz a fim de dar um novo significado. Kiarostami considera que o acolhimento da tecnologia digital, que está no cerne do trabalho, é perfeitamente natural uma vez que todos os filmes são essencialmente ilusões ou artefatos e que as novas ferramentas digitais expandem as possibilidades do cineasta.

A previsão de lançamento é para o meio de 2016.