Faltando quatro meses para o prêmio, o Oscar 2017 já registra a primeira quebra de recorde. A Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood registrou 85 filmes postulantes à categoria de Melhor Filme Estrangeiro, maior número já registrado até hoje. As informações são do site da Variety.

Envolto em muita polêmica devido aos problemas políticos relacionados a “Aquarius”, o Brasil escolheu “Pequeno Segredo”, de David Schurmann. O país, entretanto, está longe dos favoritos apontados pela crítica internacional: Alemanha (“Toni Erdmann”), Chile (“Neruda”), Espanha (“Julieta”), França (“Elle”), Itália (“Fogo no Mar”), México (“Desierto”) e Venezuela (“De Longe Te Observo”) são os candidatos mais fortes pelas cinco vagas.

A Academia divulga a lista com os nove pré-selecionados para a disputa, enquanto o anúncio dos finalistas acontece no dia 24 de janeiro de 2017. A cerimônia de entrega do Oscar será realizada no dia 26 de fevereiro. O Brasil não disputa a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro desde a edição de 1999 com “Central do Brasil”.