A Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood provocou alterações nas categorias de roteiro do Oscar 2017. Antes colocados na disputas pelos textos originais, “Moonlight” e “Loving” vão concorrer entre os adaptados. As informações são do site The Playlist.

“Moonlight” foi considerado roteiro adaptado por ter se baseado na peça “In Moonlight Black Boys Look Blue”, de Tarell Alvin McCraney. O detalhe é que o espetáculo nunca chegou a ser encenado. Apesar do Writers Guild of America, o sindicato dos roteiristas dos EUA, tê-lo colocado entre os originais, a Academia foi irredutível.

A mesma situação enfrentou “Loving”. Para a Academia, o roteiro é adaptado porque a história se baseou no documentário de 2011, “The Loving Story”, dirigido por Nancy Buirski.

Com isso, a disputa pelo Oscar de Melhor Roteiro Adaptado muda de configuração com “Moonlight” sendo o favorito para a estatueta. Isso faz com que “A Chegada”, “Animais Noturnos”, “Lion”, “Sully”, entre outros, perderem força. Já entre os originais, a briga fica entre “Manchester à Beira-Mar” e “La La Land”.