“Transparent” perdeu seu protagonista neste domingo (19). Acusado em dois casos de assédio sexual, Jeffrey Tambor anunciou que não retorna mais para a série televisiva da Amazon Studios. Em declaração divulgada no site Deadline, o ator disse que se arrepende dos atos, mas, classifica o ambiente no set de filmagem como insustentável para a permanência dele no projeto.

“Interpretar Maura Pfefferman em Transparent foi um dos grandes privilégios da minha vida. O que ficou claro nas últimas semanas, porém, é que esse não é mais o trabalho para o qual assinei um contrato há quatro anos. Já deixei claro meu sincero arrependimento se qualquer ação minha foi mal-interpretada por alguém como sendo agressiva, mas a ideia de que eu deliberadamente assediaria alguém é simplesmente mentira. Dada a atmosfera política que está no nosso set, não vejo como posso retornar para Transparent”, afirmou.

Criada em 2014, “Transparent” acompanha uma família de Los Angeles com sérios problemas de relacionamento. Mort (Jeffrey Tambor) tem três filhos, já adultos: Ali (Gaby Hoffman), Sarah (Amy Landecker) e Josh (Jay Duplass). Quando ele os reúne para falar do futuro, os três ficam chocados ao descobrir que o assunto não é herança financeira, mas a notícia de que o pai deseja se assumir como transgênero e resolve se chamar Maura Pfefferman. Todos os relacionamentos, com o mundo, com eles mesmos e um com o outro, irão se modificar à medida que os segredos e as dificuldades vão se desvendando.

Pela série, Jeffrey Tambor ganhou duas vezes o Emmy, um Globo de Ouro e outro SAG na categoria de Melhor Ator em Comédia/Musical. O astro de “Transparent” foi acusado de assédio pela assistente e atriz trans, Van Barnes.