O documentário “Vaxxed: From Cover-Up to Catastrophe” está fora da programação do Festival de Tribeca. O anúncio feito neste fim de semana após uma semana de intenso de bombardeio devido às críticas pela mensagem passada pelo projeto de que há ligação entre os casos de autismo com a vacinação de crianças, em 1998. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

O filme tem direção do ex-médico britânico Andrew Wakefield, responsável pelo pesquisa científica sobre o caso. O trabalho, entretanto, foi negado pelo Conselho Médico Britânico que acusou o profissional de fabricar resultados e agir desonestamente na publicação do estudo. Outra crítica feita por especialistas da área, conforme a Folha, é que a pesquisa de Wakefield levou muitas crianças a não morrerem por não serem vacinadas a doenças como o sarampo.

Responsável pela organização do Festival de Tribeca, Robert De Niro chegou a defender a exibição de “Vaxxed: From Cover-Up to Catastrophe” para que houvesse maior debate sobre o autismo. O ator, aliás, possui um filho com o transtorno. Após protestos, porém, o evento decidiu cancelar a exibição do documentário.

O Festival de Tribeca será realizado em Nova York entre os dias 13 e 24 de maio.