O diretor de fotografia Andrew Lesnie, cuja carreira se estendeu por quase 40 anos dentro da indústria do cinema, faleceu nesta última segunda-feira aos 59 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. Lesnie era mais conhecido por ter trabalhado ao lado do cineasta Peter Jackson, como diretor de fotografia das trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

Lesnie foi premiado com o Oscar pela fotografia do primeiro filme da saga “Senhor dos Anéis”, “A Sociedade do Anel” em 2002. Além disso, também colaborou com Jackson em “King Kong” (2005) e “Um Olhar do Paraíso” (2009). Outros filmes de destaque na sua carreira foram “Eu Sou a Lenda” (2007), “Planeta dos Macacos: A Origem” (2011), e os dois longas do porquinho Babe, lançados em 1995 e 1998.

O mais recente trabalho de Andrew Lesnie foi “The Water Diviner”, o primeiro longa dirigido pelo ator Russell Crowe, que também o estrela. Crowe expressou suas condolências pelo Twitter, onde escreveu: “Terríveis notícias vindas de casa. O mestre da luz, o gênio Andrew Lesnie, faleceu”. Peter Jackson ainda não se pronunciou sobre o falecimento do colega e amigo.