O Festival de Veneza volta a ter uma presidente de júri mulher após 11 anos. Annette Bening está escalada para a missão do evento previsto para ser realizado entre os dias 30 de agosto a 9 de setembro. O anúncio dos filmes selecionados está previsto para 27 de julho. As informações são do site da Variety.

O diretor artístico do festival, Alberto Barbera, justificou a escolha por Annette Bening justamente por quebrar a sequência de presidentes de júri homens e afirmou que a atriz americana é brilhante e inspiradora para mulheres mundo afora. “Estou extremamente feliz que Annette Bening tenha aceitado por toda sua virtude, intelecto e talento manifestado por anos de carreira em Hollywood, na Europa e nos palcos”, declarou.

Em comunicado enviado à imprensa, Annette Bening afirmou que está honrada em ser a presidente do júri do Festival de Veneza. “Espero assistir filmes e trabalhar com os meus colegas de júri para celebrar o melhor do mundo do cinema”, afirmou.

O evento italiano teve apenas cinco mulheres até hoje como presidentes do júri: a roteirista Suso Cecchi D’Amico (1980), a atriz e diretora francesa Sabine Azéma (1987), a cineasta australiana Jane Campion (1997), a atriz chinesa Gong Li (2002) e a estrela da França, Catherine Deneuve (2006). Sam Mendes esteve à frente dos jurados na edição passada do Festival de Veneza.