A cerimônia de abertura do Festival de Gramado 2016 foi além do cinema. O evento foi marcado por forte tom político com gritos de ‘Fora Temer’ e vaias ao ministro da Cultura, Marcelo Calero. Para esse clima tenso, nada melhor que o filme brasileiro do momento: “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho. A produção pernambucana foi ovacionada assim como a estrela Sônia Braga. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com o jornal paulista, quando entrou no palco para apresentar o filme, a equipe de “Aquarius” recebeu aplausos de pé, exceto do crítico Marcos Petrucelli. Envolvido na polêmica com o diretor Kleber Mendonça Filho por críticas feitas nas redes sociais, ele somente se levantou quando Sônia Braga, homenageada do ano em Gramado, subiu ao palco.

Sônia Braga recebeu o troféu Oscarito das mãos do diretor de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, Bruno Barreto, em homenagem no Festival de Gramado. No vídeo projetado antes da entrega do prêmio, a atriz recebeu elogios de nomes como Caetano Veloso, Cacá Diegues e Renata Sorrah.

Após a exibição de “Aquarius”, Marcelo Calero declarou que gostou muito do filme. “Para começar porque a Sônia Braga fez um excelente trabalho. E o Kleber Mendonça Filho demonstrou grande sensibilidade. O filme é um grande exemplo da qualidade do cinema brasileiro”, disse. Gritos como ‘Calero pelego’ e ‘manda nunes’ foram ouvidos, de acordo com a Folha, dirigidos ao ministro.

O Festival de Gramado 2016 segue até o próximo dia 3 de setembro.

Fotos: Edison Vara/Pressphoto