Ontem noticiamos que o cineasta iraniano Asghar Farhadi estaria impedido de comparecer à cerimônia do Oscar 2017, na qual seu filme “O Apartamento” disputa na categoria Melhor Filme Estrangeiro. O motivo? As recentes medidas anti-imigração assinadas pelo novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – relembre aqui.

Hoje Farhadi divulgou uma declaração a respeito do assunto no jornal New York Times. Nela, o cineasta afirma que decidiu não comparecer à cerimônia. “Lamento anunciar que não comparecerei à cerimônia da Academia. A possibilidade da minha presença vem acompanhada de muitos ‘ses’ e ‘mas’, o que para mim é inaceitável, mesmo que sejam criadas exceções que garantam a minha viagem”, Farhadi escreveu.

Ele continuou: “Humilhar uma nação sob o pretexto de proteger outra não é um fenômeno novo na História e sempre levou à criação de mais divisão e inimizade. Portanto venho aqui expressar a minha condenação das condições injustas que meus compatriotas e cidadãos de outros seis países enfrentam ao tentar imigrar legalmente para os Estados Unidos. Espero que a situação atual não venha a criar mais divisões entre as nações”.

Asghar Farhadi já ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro por “A Separação” em 2009.