A temporada de premiações no cinema americano começou para valer com o anúncio dos melhores do ano pela Associação de Críticos de Cinema de Nova York nesta segunda-feira (1). E “Boyhood” iniciou bem demais a corrida para o Oscar ao vencer em três categorias: Melhor Filme, Diretor (Richard Linklater) e Atriz Coadjuvante (Patricia Arquette).

Marion Cottilard conquistou os críticos nova-iorquinos com as atuações dela nos dramas “Era uma Vez em Nova York” e “Dois Dias, Uma Noite” sendo eleita como a Melhor Atriz de 2014. Depois de vencer o Festival de Cannes, Timothy Spall ganhou como Melhor Ator por “Mr. Tunner”. Entre os coadjuvantes, Patricia Arquette por “Boyhood” e J.K Simmons por “Whiplash” venceram e disparam como favoritos ao Oscar nas respectivas categorias.

Wes Anderson conquistou o prêmio de Melhor Roteiro por “O Grande Hotel Budapeste”, enquanto “Uma Aventura Lego” se sagrou a melhor animação. A Polônia vem forte para o Oscar com “Ida”, vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

“Trapaça” (2013), “A Hora Mais Escura” (2012), “O Artista” (2011) e “A Rede Social” (2010) foram os vencedores do prêmio dos críticos de Nova York nos últimos anos.

VEJA A LISTA DOS VENCEDORES DOS MELHORES DE 2014 NA ASSOCIAÇÃO DE CRÍTICOS DE NOVA YORK:

Melhor Filme: Boyhood

Melhor Diretor: Richard Linklater, por “Boyhood”

Melhor Filme de Diretor Estreante: “The Babadook”, de Jennifer Kent

Melhor Atriz: Marion Cottilard, por “Era uma Vez em Nova York” e “Dois Dias, Uma Noite”

Melhor Ator: Timothy Spall, por “Mr. Tunner”

Melhor Atriz Coadjuvante: Patricia Arquette, por “Boyhood”

Melhor Ator Coadjuvante: J.K Simmons, por “Whiplash”

Melhor Roteiro: O Grande Hotel Budapeste

Melhor Filme Estrangeiro: Ida (Polônia)

Melhor Animação: Uma Aventura Lego

Melhor Documentário: Citizenfour

Melhor Fotografia: Era uma Vez em Nova York