A série de atentados em Paris, na noite da última sexta-feira (13), provocou medidas emergenciais do governo da França para garantir a segurança da população. Entre elas está o fechamento de cinemas e casas de espetáculos, além do cancelamento de pré-estreias marcadas para a próxima segunda-feira na capital francesa.

O estado de emergência decretado pelo presidente francês, François Hollande, permitiu ao ministro do interior o direito de determinar o fechamento temporário de locais de concentração pública como bares, casas de show e, claro, os cinemas. O gigantesco complexo de 27 salas, o Forum des Images in Les Halles, por exemplo, fechou as portas tanto no sábado quanto no domingo. Outras importantes empresas como Gaumont Pathe, MK2 e UGC também ficaram com as salas de exibição fechadas.

O maior prejudicado com esses fechamentos foi a animação “O Bom Dinossauro”. A produção da Disney estreou neste fim de semana com 14 dias de antecedência em relação ao lançamento nos EUA. Segundo a Variety, um espetáculo com show de água e luzes seria feito no cinema ‘Grand Rex’, porém, a tragédia com, pelo menos, 129 mortos acabou cancelando o evento.

Pré-estreias de Spielberg e Natalie Portman canceladas

Além dos shows cancelados, como o do U2, Elton John e Simple, pré-estreias de cinema marcadas para este final de semanas também foram suspensas em Paris, depois do ataque terrorista que deixou mais de 120 mortas na capital francesa.

Haveria neste domingo um encontro com jornalista para a promoção do filme “Jane Got a Gun”, estrelado por Natalie Portman e Rodrigo Santoro. A pré-estreia aconteceria na segunda. Os dois eventos foram cancelados.

Ao UOL, a assessoria de imprensa do ator brasileiro afirmou que Santoro não participaria dos eventos por está filmando a série “Westworld”, em Hollywood. Portman, que vive em Paris, também cancelou as aparições que faria na TV francesa para promover o filme. A atriz já havia expressado preocupação por viver na cidade depois dos ataques ao jornal “Charlie Hebdo”.

Outra pré-estreia cancelada foi a do filme “Ponte dos Espiões”, que contaria com a presença de Steven Spielberg. De acordo com o site Hollywood Reporter, o diretor estava a caminho de Paris, partindo de Berlim.

“À luz da tragédia em Paris, cancelamos nossos eventos cinematográficos agendados. Além disso, estamos com o povo de Paris e os nossos pensamentos vão para todos aqueles afetados por esses eventos horríveis”, disse a Fox sobre o “Ponte dos Espiões”.