A estreia do curta-metragem “O Gato”, nesta quinta-feira (28), traz mais um trabalho da atriz cubana Jessy García no cinema amazonense. Com participações em filmes locais como “Histeria”, Rummenigge Wilkens, “Memórias dos Esquecidos”, de Sâmia Litaiff e “Brechó”, de Márcio Nascimento, a jovem de 24 anos segue o sonho de seguir na carreira em Manaus.

A chegada na capital amazonense, aliás, aconteceu há quatro anos ao lado do pai. Em Cuba, Jessy alimentava a vontade de ser atriz desde criança. “Participei de várias peças teatrais e sempre tive claro que era o que queria para mim. Também fiz vários cursos de teatro, onde me aprofundei na carreira”, declarou, tendo Anne Hathaway, Meryl Streep e, especialmente, Nicole Kidman (“é minha favorita, acredito no maravilhoso talento dela”) como inspiração.

o gatoNovos sonhos e possibilidades, entretanto começaram a surgir na vida de Jessy ao chegar em Manaus. Atualmente, ela é estudante do curso de Arquitetura na Universidade Federal do Amazonas e participa de uma agência de modelos chamada HB2. Na carreira, além dos curtas, a cubana integra a companhia teatral chamada Trilhares.

Sotaque como desafio

O convite do diretor estreante Lucas Simões levou Jessy García até o curta “O Gato”. “Ele explicou que estava procurando uma atriz para o papel de Catarina e eu encaixava no perfil. Fiz um teste, ele gostou e, então, ensaiamos por seis meses. Trabalhamos muito o meu português, porém, meu sotaque é mais forte que eu (risos)”, explica.

Em “O Gato”, Jessy García interpreta Catarina, filha do protagonista. “Ela é uma menina doce, mas tem a alma rebelde. O par romântico dela é Teodoro, porém, eles tem uma historinha complicada (risos). Para ser sincera, a minha personagem é bem parecida comigo”, confessa. Para a cubana, sufoco mesmo foi usar as roupas do século XIX, época em que o curta é ambientado, em pleno calor amazônico. “Mas, valeu a pena. Foi muito divertido”, declarou.

Quem quiser conferir o trabalho de Jessy García e equipe, “O Gato” estreia nesta quinta-feira (28) em uma sessão no Teatro da Instalação, localizado na Rua da Instalação, no Centro de Manaus, a partir das 19h. O filme acompanha a investigação feita por Faukner para desvendar as negociações ilegais de diamantes feitas pelo misterioso Constantino. Para ajudá-lo, o detetive terá o apoio do parceiro do empresário, Edgar. O experiente investigador decide começar os trabalhos pelo ponto mais sensível de Constantino: a família. O elenco conta com os atores Thiago Alencar, Wilson do Carmo, Espírito Santo e Filipe Gomes, além de Jessy García.