Jimmy e Kim casados… Que bonitinho…

O homem casado precisa colocar sua mulher acima de tudo, e Jimmy sente isso na carne neste episódio de Better Call Saul, intitulado “JMM”. Na abertura do episódio, ele assegura a Huell – aliás, que testemunha, hein? Ele se oferece para roubar uma aliança para o Jimmy, já dentro do cartório, esse é amigo! – que o casamento é só um pacto, uma aliança, sem alianças, com votos breves.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA 5X01 e 02

Mas é um casamento, né? Pelo menos no início, as partes envolvidas levam a sério. Como Kim demonstra, depois de ouvir o chefão do Mesa Verde dizer a ela que “ela poderia conseguir coisa melhor” que o Jimmy. Ela retruca com educação, mas firmeza. Há um compromisso aí; por mais que seja uma aliança benéfica para os dois, e que eles se entendem, há também um sentimento ali, uma vontade de fazer dar certo.

É então que surge o aperto da mão fria do cartel: Saul é incumbido por Mike de defender Lalo Salamanca e tirá-lo da prisão. Num momento juntos, Jimmy expõe a Kim seu temor de virar advogado do cartel; e ela não quer realmente ouvir. A verdade é que ele não quer se esforçar nessa incumbência, mas ao mesmo tempo não quer desagradar seus novos clientes. Colocar a esposa em primeiro lugar é um ato complicado no caso dele. As mentiras e a honestidade total, dentro da nova dinâmica do casal, parecem que vão andar de mãos dadas.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA 5X03, 04, 05 e 06

A situação dele se complica porque os planos de Gus e Nacho estão em movimento. Num momento legal, revemos o senhor Schuller, o alemão dono da corporação Madrigal, e a fria Lydia, figuras marcantes da reta final de Breaking Bad, e Gus lhes assegura que os planos estão em movimento, e dependem de Lalo estar livre da prisão.

MOMENTO CLÁSSICO

Em termos de atuação, os donos deste episódio são Tony Dalton e Bob Odenkirk. A atuação de Dalton é um prodígio de economia, fazendo muito com seus olhares e suas poucas falas na cena do tribunal. Ele realmente é um sujeito calmo sob pressão… E Odenkirk retrata Saul encurralado entre suas duas novas situações com maestria, e como ele não pode explodir nem com a Kim nem com o Mike ou Lalo, quem sofre a sua ira é o pobre Howard, que se reencontra com nosso protagonista numa cena que começa triste e se torna tensa. A explosão de Odenkirk provavelmente vai virar um dos momentos clássicos da série.

“JMM” é repleto de acontecimentos: um casamento, um personagem explode figurativamente, e tem uma explosão literal também. As coisas começam a se alinhar para Gus e Nacho, e no jogo deles contra o cartel, o recém-casado Saul será uma peça decisiva. E a esposa dele, onde se encaixará nisso? Ainda não sabemos. Mas por enquanto, os dois juntos são adoráveis…

‘O Legado de Júpiter’: Netflix perde o bonde para ‘The Boys’

Levando em conta todo o conteúdo de super-heróis disponível hoje no terreno das séries de TV e streaming – e é bastante – ainda há muito espaço para o heroísmo, digamos, tradicional: embora brinquem com formatos e gêneros e adicionem algumas complexidades aqui e ali,...

‘Them’: ecos de ‘Poltergeist’ em incômoda série sobre racismo

No começo da década de 1980, Steven Spielberg e Tobe Hooper lançaram Poltergeist: O Fenômeno (1982), que acabaria se tornando um pequeno clássico do terror ao mostrar uma típica família norte-americana de um subúrbio californiano aparentemente perfeito enfrentando...

‘Falcão e o Soldado Invernal’: legado do Capitão América vira dilema da própria Marvel

ATENÇÃO: O texto a seguir possui SPOILERS de “Vingadores: Ultimato”. Histórias de super-heróis de quadrinhos são, por definição, otimistas. Por terem sido orginalmente criadas como fantasias infanto-juvenis, o otimismo faz parte de seu DNA: há um herói, há um vilão, o...

‘Os Irregulares de Baker Street’: Sherlock mal tratado em série péssima da Netflix

Sim, lá vamos nós para mais uma adaptação das obras de Arthur Conan Doyle. A Netflix, por exemplo, mantém uma linha de produção na qual não aborda exatamente a figura de Sherlock Holmes, mas sim, personagens ligados a ele. Após o sucesso de ‘Enola Holmes’ é a vez dos...

‘Small Axe: Educação’: ensino como instrumento de luta racial

Chegamos ao último episódio de “Small Axe”, série antológica dirigida por Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”). Intitulado “Educação”, o capítulo final narra um conto infantil carregado de incompreensões, racismo e a luta por uma educação inclusiva. O diretor, que...

‘Small Axe: ‘Alex Wheatle’: quando se encontra o senso de pertencimento

Duas coisas se destacam em “Alex Wheatle”, quarto episódio da série antológica “Small Axe”: a construção visual e o protagonista. Ao longo das semanas, tenho destacado o trabalho do diretor de fotografia Shabier Kirchner. Seja por sua câmera sensível em “Os Nove do...

‘Small Axe: Vermelho, Branco e Azul’: Boyega contra o racismo policial inglês

Em “Small Axe”, chegamos à semana do episódio que rendeu a John Boyega o Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme. Intitulado “Vermelho, Branco e Azul”, justamente as cores presentes na bandeira do Reino Unido, acompanhamos a saga de Leroy Logan...

‘Por Trás dos Seus Olhos’: imperdível thriller psicológico eletrizante

O quão longe você iria para ter o amor de alguém? Existem escrúpulos na busca pela vida perfeita com quem se ama? Esses são alguns questionamentos levantados pela minissérie da Netflix ‘Por trás de seus olhos’. Baseada no romance homônimo de Sarah Pinborough, a...

‘Os Últimos Dias de Gilda’: alegoria das sementes do ódio brasileiro

Se Jean-Paul Sartre já dizia que o inferno são os outros, imagina o que ele diria se ele fosse mulher e vivesse no subúrbio do Rio de Janeiro. "Os Últimos Dias de Gilda", nova minissérie da Globoplay exibida no Festival de Berlim deste ano, dá pungentes contornos a um...

‘Small Axe: Lovers Rock’: experiência sensorial em trama irregular

Tomando como referência o episódio anterior, considero essa segunda história de “Small Axe” um ponto fora da curva. A direção permanece impecável e, mais uma vez, a ambientação é o grande destaque da narrativa. No entanto, “Lovers Rock” carece de uma história mais...