O documentário “Comer o quê?” reabre as atividades do cineclube “Tudo Muda Após o Play!”. A sessão gratuita será realizada neste sábado (12), a partir das 18h, na sede do Coletivo Difusão, localizada na Rua Boa Sorte, 555, Bairro da Matinha, Centro de Manaus. A iniciativa está sob o comando do Centro Popular do Audiovisual (CPA) e das comunicadoras Jéssica Botelho e Dirce Quintino.

As comunicadoras fecharam parceria com o CPA para oferecer uma programação de filmes com temas diversos disponíveis em plataformas de distribuição online. “Nós vimos que há esses serviços sendo oferecidos na Internet e poucas iniciativas utilizando aqui em Manaus e decidimos propor as sessões quinzenais com o CPA”, diz Jéssica Botelho. A parceria ajudou a reativar as sessões do cineclube mantido pelo Coletivo Difusão, que iniciou suas atividades em 2009, e agora é de responsabilidade do Centro.

Lançado em meados de outubro deste ano, o Centro Popular do Audiovisual é uma iniciativa que visa estimular o desenvolvimento da cadeia do audiovisual em seus diversos níveis. Para Michelle Andrews, uma das coordenadoras do projeto, o cineclubismo cumpre função essencial nesse objetivo. “O CPA pretende realizar a formação profissional de pelo menos 100 jovens em seu primeiro ano de funcionamento, mas não pensamos apenas na realização de produções audiovisuais, queremos fomentar também os aspectos de exibição, pesquisa e difusão dessa cadeia, então, nada mais natural do que abrigarmos a formação cineclubista”, avalia Andrews.

A escolha do primeiro filme a ser exibido tem a ver tanto com os ideais que balizam o centro, quanto com os trabalhos já desenvolvidos por Jéssica e Dirce. “Eu mantenho o blog ‘Gordirce’, sobre culinária, e onde sempre discutimos a questão alimentar, então sugeri que poderíamos partir daí com o projeto”, afirma Dirce. “O CPA tem como objetivo fomentar mesmo o debate sobre Direitos Humanos e melhorias nas condições de vida em geral, discutir a alimentação, indo dos aspectos da produção à como a comida chega na mesa é um debate importante”, avalia Andrews.

Para a sessão, o cineclube contará com o convidado Victor Alexandre permacultor e membro do instituto de agroecologia da Amazônia, que irá debater com o público presente as questões levantadas pelo documentário.

CENTRO POPULAR DO AUDIOVISUAL

O CPA é um projeto lançado no último mês de outubro, e que conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil por meio de edital, e será implementado ao longo do segundo semestre deste ano.

A iniciativa abriu inscrições para duas turmas em 2016, para um curso com duração de dois meses que acontecerá no período de 23 de novembro à 28 de fevereiro de 2017. Tanto as aulas quanto as inscrições são gratuitas e o edital pode ser acessado pela página do Facebook do projeto ou na sede do Coletivo Difusão (Rua Boa Sorte 555, Presidente Vargas) até o dia 20 de novembro. As vagas nas turmas são para 25 pessoas.

A ideia é que a cada turma formada os alunos possam exercer os conhecimentos adquiridos no próprio centro, contribuindo com a formação dos novos alunos e expandindo a atuação do setor para a cidade como um todo.

com informações de assessoria