A necessidade de óculos para filmes em 3D está com os dias contados. Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram uma nova tecnologia de exibição em três dimensões em que se utiliza múltiplas barreiras do efeito Parallax, conhecida técnica que causa uma ilusão de profundidade nas interfaces. Atualmente, os cinemas em geral utilizam apenas uma camada. As informações são do jornal inglês The Guardian.

Intitulado Cinema 3D, o projeto permite que os espectadores tenham a mesma experiência em 3D vista nos complexos tradicionais atualmente, independente de onde a pessoa sente, o que permite a reprodução da iniciativa em larga escala. De acordo com o The Guardian, a tecnologia ainda não está disponível para ser comercializada.

“Até o momento, o Cinema 3D é financeiramente viável apenas para teatros de menores portes. Mas, estamos otimistas de que o próximo passo a ser dado será aumentar essa capacidade e tornar as três dimensões sem óculos possível em cinemas e auditórios”, declarou o professor do MIT, Wojciech Matusik.