Em um mundo em que nós, mulheres, somos instigadas ao ódio mútuo e à competição excessiva de gênero, fica cada vez mais difícil acreditar em verdadeiras amizades femininas. Mas elas existem, sim, e cabe a todas nós propagar e praticar os valores da sororidade. A indústria de Hollywood pode não ser um grande exemplo de valorização da figura feminina, mas já nos presenteou com algumas produções bastante sensíveis ao abordar o tema. Confira abaixo uma lista de cinco filmes norte-americanos em que os relacionamentos entre mulheres transcenderam as telas e nos deram uma aula de feminismo.

Resultado de imagem para tomates verdes fritos
Tomates Verdes Fritos

Neste clássico dos anos 90, o quarteto de protagonistas vivido por Kathy Bates, Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker e Jessica Tandy supera dores que passam pela perda de entes queridos, relacionamentos abusivos com homens, racismo e a solitária rotina de envelhecer em um asilo. Juntas, elas se tornam uma espécie de heroínas cuja principal missão é apoiar e enaltecer as mulheres diante delas. Embora tenha sido lançado há quase três décadas, o filme permanece intocável em sua relevância temática.


Thelma & Louise

Não tem como falar de sororidade no cinema sem falar de Thelma Dickinson e Louise Sawyer. Considerado um marco do feminismo em Hollywood, o filme de Ridley Scott mostra a fuga em estilo road trip de duas amigas que matam um homem que tenta abusar sexualmente de uma delas. Recheado de simbolismos, no que diz respeito à luta pela liberdade feminina, “Thelma & Louise” continua dando o que falar, mesmo 26 anos após seu lançamento, principalmente por conta do desfecho controverso: uma das grandes provas de companheirismo vistas no cinema.


Frances Ha

O indie cult mais amado dos últimos anos é centrado na vida da jovem Frances (Greta Gerwig) e seu relacionamento com a melhor amiga Sophie (Michey Sumner). Enquanto enfrenta os dramas diários de todo millennial, Frances vê seu mundo cair ao receber a notícia de que Sophie pretende sair do apartamento que dividem para morar com o namorado. Divertido e carismático, o filme aposta na sutileza dos detalhes para mostrar a força da amizade da dupla de protagonistas, como o ato de dividirem um cigarro por considerarem solitário fumar sozinhas.

Hidden Figures
Estrelas Além do Tempo 

Não é novidade que “Estrelas Além do Tempo” conta a história de três mulheres que, mesmo provando sua competência dia após dia, precisaram enfrentar o preconceito arraigado a fim de ascender na hierarquia da NASA, durante a corrida espacial. Não há dúvidas quanto a importância das conquistas destas três mulheres, mas o que realmente carrega a trama é a profunda relação de amizade entre elas e como, diante das adversidades, conseguem encontrar maneiras de apoiar uma a outra.

Resultado de imagem para Bridesmaids movie
Missão Madrinha de Casamento

É verdade que, em alguns momentos da trama, “Missão Madrinha de Casamento” acaba se rendendo aos clichês que tanto busca evitar. Ainda assim, o filme tem seu mérito ao usar o humor para mostrar que, ao contrário do que se prega, mulheres não devem ser colocadas num pedestal girlie. Além de desconstruir a imagem de que não podemos ou sabemos ser engraçadas, o longa, escrito e estrelado por mulheres, atribui qualidades e defeitos realistas às personagens femininas, características estas inerentes não só ao sexo feminino, mas a todos os seres humanos.