O cinema amazonense teve um ano histórico em 2021: curtas-metragens do Estado circularam pelos principais eventos brasileiros – festivais de Gramado, Brasília, Cine PE, Mostra de Tiradentes – e chegaram em países como EUA, Canadá, México, Irã, Israel, Turquia. Para celebrar este momento, o Cine Set e o Casarão de Ideias trazem uma mostra retrospectiva com 10 das principais produções lançadas neste ano por realizadores locais. 

As sessões gratuitas serão realizadas todas as quartas-feiras, a partir de 17 de novembro, com início às 18h30, sempre seguidas de debates com representantes dos filmes no Cine Casarão, localizado na Rua Barroso, 279, Centro de Manaus. Por conta das restrições sanitárias motivadas pela pandemia, a sala pode receber até 20 espectadores. 

“Muitas das produções terão suas primeiras exibições públicas em Manaus dentro da programação da retrospectiva. Além de celebrar o grande ano do nosso cinema contribuindo para a formação de plateia para estas obras, ter a presença de diretores, atores e profissionais das equipes técnicas nos debates ajuda a compreender os desafios das produções locais e entender ainda mais os contextos sociais presentes nestes filmes”, disse Caio Pimenta, editor do Cine Set e mediador dos debates. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA RETROSPECTIVA DO CINEMA AMAZONENSE 2021: 

Leia as críticas dos filmes no Cine Set:

‘A Bela é Poc’: afeto como resposta à violência manauara

‘Terra Nova’: o desamparo da arte e de uma cidade na pandemia

‘Jamary’: Begê Muniz bebe da fonte de ‘O Labirinto do Fauno’ em curta irregular

‘O Buraco’: violência como linguagem da opressão masculina