EQUIPE CINE SET – MELHOR CENA DE 2013
- Plano Sequência da nave atingida por destroços – Gravidade – 70 PONTOS
- Discussão entre Jesse e Celine – Antes da Meia-Noite – 64 PONTOS
- Coxa de Frango Assado – Killer Joe – 58 PONTOS
- Invasão na Casa de Osama Bin Laden (A Hora Mais Escura) e Reencontro Adéle e Emma (Azul é a Cor Mais Quente) – 24 PONTOS
===============================================================================================
- Discussão entre Jesse e Celine – Antes da Meia-Noite
- Garota abre janela de novo apartamento – O Som ao Redor
- Sexo entre Adéle e Emma – Azul é a Cor Mais Quente
- Plano Sequência da nave atingida por destroços – Gravidade
- Jantar na Casa do Fazendeiro – Django Livre
- Frances dançando no meio da rua – Frances HA
- Coxa de Frango Assado – Killer Joe
- Agressão do Supermercado – A Caça
- História do Torcedor com Terço – Fla X Flu – 40 Minutos Antes do Nada
- Brad Pitt e a Pepsi – Guerra Mundial Z
Comentário
As oito melhores cenas do ano já mostram como 2013 foi ótimo no cinema mundial. Seja pela sutil crítica a expansão imobiliária no Brasil feita em “O Som ao Redor” à técnica perfeita de Cuarón em “Gravidade”, passando pela tensões criadas por Tarantino e Friedkin. Porém, a briga entre os queridos Jesse e Celine transforma a trilogia “Antes…” em um retrato fidedigno de uma relação amorosa: altos e baixos, minados pela rotina desgastante, mas alimentado pelo forte sentimento entre duas pessoas.
Já a cena de “Fla x Flu” resgata o lado lúdico do futebol, cada dia mais esquecido pelos cartolas, tapetões e briga de torcedores. Se o esporte continua sendo a paixão nacional, deve-se a este tipo de amor e histórias. “Guerra Mundial Z” entra na lista por conter o momento mais bizarro do cinema em 2013. De tão ruim acabou ficando bom.
=========================================================================================
- Coxa de Frango Assado – Killer Joe
- Discussão entre Adele e Emma e/ou reencontro das duas no café – Azul é a Cor Mais Quente
- Agressão do Supermercado e/ou Cena da Missa – A Caça
- “Polca do cu” e/ou Cléssio cantando para Fininha – Tatuagem
- Queda do Avião – O Voo
- Plano Sequência da nave atingida por destroços e/ou Explosão do satélite e/ou Sequência do Capacete – Gravidade
- Discussão entre Jesse e Celine – Antes da Meia-Noite
- Invasão à casa de Bin Laden – A Hora Mais Escura
- Cameron Diaz transa com Carro – O Conselheiro do Crime
- Garoto no Concurso de Beleza e/ou Momento do Velório – Vovô Sem Vergonha
Comentário
Muitas vezes o filme nem precisa ser incrível, mas possui determinado momento muito acima da média sobre o qual sempre se recorda no futuro. Acredito que nesta lista todas as cenas citadas ficam forte na memória.
Sobre “Killer Joe”, por exemplo, adianto-me e já afirmo que é o meu filme favorito do ano. Mas mesmo se não fosse, a cena da coxa de frango está na minha mente como uma das coisas mais impressionantes que já vi no cinema. Quanto a “Azul é a Cor Mais Quente”, sei que estou roubando ao escolher mais de uma cena. Mas é que não consigo escolher apenas uma, e como as duas só ocupam uma colocação, ninguém sai “prejudicado”. Nada é tão arrebatador neste filme quanto as cenas da briga e o reencontro entre Adele e Emma. De fazer o coração acelerar.
“A Caça” é o filme mais desagradável do ano. Porém, um desagradável proporcionado por uma direção extremamente instigante calcada numa atuação não menos que espetacular. As duas cenas citadas são marcantes. Melhor filme brasileiro de 2013, “Tatuagem” possui grandes momentos. Não sei se o número musical do final (carinhosamente o chamo de “Tem Cu”) foi criado pelo próprio Hilton Lacerda ou por DJ Dolores, responsável pela excepcional trilha sonora do filme, mas é um trecho pra ficar na história do cinema brasileiro.
O subestimado Robert Zemeckis voltou ao live action em 2013, com o muito bom “O Voo”. A condução magistral do cineasta na sequência da queda do avião merece a lembrança. “Gravidade” possui os efeitos visuais mais impressionantes e reais do ano, enquanto a discussão no quarto do hotel em “Antes da Meia-Noite” representa o melhor momento da trilogia.
O subestimado Robert Zemeckis voltou ao live action em 2013, com o muito bom “O Voo”. A condução magistral do cineasta na sequência da queda do avião é brilhante. “Gravidade” possui os efeitos visuais mais impressionantes e reais do ano, enquanto a discussão no quarto do hotel em “Antes da Meia-Noite” representa o melhor momento da trilogia.
Sem trilha sonora e com montagem seca, Kathryn Bigelow coroa “A Hora Mais Escura” em um momento de clímax capaz de traduzir o horror da guerra, com a câmera como testemunha. Mesmo sem entender as reações extremas causadas por “O Conselheiro do Crime” (não considero o filme tão ruim como a maioria das pessoas), a cena de sexo entre Cameron Diaz e o carro traz o único momento digno de elogios da obra.
Para finalizar, opto pela melhor comédia do ano. Pretendo escrever um texto sobre o trabalho para esclarecer meu ponto de vista, pois a série Jackass é vítima de um preconceito que não vejo razão de ser, mas divago. Enfim, gostando ou não da série e deste filme, ele tem momentos inquestionavelmente engraçados como essa paródia a Pequena Miss Sunshine, que resulta no momento mais debochadamente engraçado.
==========================================================================================
- Plano Sequência da nave atingida por destroços – Gravidade
- Discussão entre Jesse e Celine – Antes da Meia-Noite
- Coxa de Frango Assado – Killer Joe
- Anne e Georges saem do apartamento no final do filme – Amor
- Luta de Kaiju vs. Jaeger no meio de Hong Kong – Círculo de Fogo
- Django promove o massacre – Django Livre
- “Polca do cu” – Tatuagem
- Brincadeira de bate-palmas – Invocação do Mal
- Invasão à casa de Bin Laden – A Hora Mais Escura
- Brad Pitt e a Pepsi – Guerra Mundial Z
Comentário
Estas são as cenas que me fizeram vibrar, rir ou balançar a cabeça em descrédito em 2013, por isso mereceram entrar nessa lista. Brad Pitt tomando a Pepsi me fez rir muito! A brincadeira de bate-palmas em Invocação do Mal é um daqueles momentos de terror para entrar na história. A meia hora final de A Hora Mais Escura é um aula de tensão que agarra o espectador e não o larga até os créditos. Já os devastadores minutos finais de Amor completam a visão dilaceradora de Haneke sobre o mais nobre dos sentimentos humanos.
O tiroteio provocado por Django é uma catarse poderosa, algo pelo qual o publico anseia desde a primeira vez que a fazenda de Candyland aparece – Tarantino, bem ao seu estilo, lava nossa alma com sangue. A luta entre um robô gigante e um monstro em Círculo de Fogo me fez voltar a ser criança no cinema – quando aquele bicho abriu asas e voou, eu exclamei um “PQP” razoavelmente alto na sala escura.
O número musical da “Polca do Cu” em Tatuagem é ao mesmo tempo inusitado e engraçado, resumindo o espírito do filme. Idem para a discussão entre Jesse e Celine, dois personagens tão queridos, no belo Antes da Meia-Noite. A cena da coxa de galinha em Killer Joe é um daqueles momentos que se tornarão conhecidos com o tempo. E a tomada de abertura de Gravidade vai pelo mesmo caminho. Não sei ao certo como foi feita, não sei quanto tempo dura e nem quero saber. Só me importa o fato dela ter me deixado de queixo caído e representar um dos momentos mais incríveis da história recente do cinema.
===========================================================================================
- Plano Sequência da nave atingida por destroços – Gravidade
- Invasão à casa de Bin Laden – A Hora Mais Escura
- Discussão entre Jesse e Celine – Antes da Meia-Noite
- Invasão do Cargueiro – Capitão Phillips
- Terremoto na casa de James Franco – É o Fim
- Banho de Emmanuelle Riva – Amor
- Jantar na Casa do Fazendeiro – Django Livre
- Cameron Diaz transa com Carro – O Conselheiro do Crime
- Mako Mori se esconde do Kaiju – Círculo de Fogo
- Fuga dos Anões da Terra dos Elfos – O Hobbit – A Desolação do Smaug
Comentário
Acredito que a fuga dos anões em “O Hobbit” causa mais risos que todas as comédias nacionais lançadas neste ano, enquanto Guillermo Del Toro traz um encontro assustador em “Círculo de Fogo”. O malsucedido “O Conselheiro do Crime” também conta com uma divertida e desconcertante cena estrelada por Cameron Diaz.
Dois mestres mostraram força em 2013. Tarantino explora o show de atuação de DiCaprio e seu comparsa Samuel L. Jackson, com direito a crânios, martelos e reviravoltas sangrentas, enquanto Haneke faz um retrato implacável da destruição física provocada pela velhice.
Subestimado por público e crítica, a comédia “É o Fim” traz na destruição hilária da casa de James Franco um dos melhores momentos do ano com direito a morte de Rihanna e Michael Cera. Já Paul Greengrass volta a causar aflição com o brilhantismo de “Capitão Phillips”. A interpretação de Julie Delpy carrega o clímax de “Antes da Meia-Noite”.
Por fim, a recriação incrível feita por Bigelow em “A Hora Mais Escura” da morte de Osama Bin Laden e os desafios técnicos ultrapassados por Alfonso Cuarón em “Gravidade” em planos-sequências incríveis os colocam como as melhores cenas de 2013.
=======================================================================================
- India e Charlie ao Piano – Stoker – Segredos de Sangue
- Celine e Jesse observam por-do-sol – Antes da Meia-Noite
- Cachoeira vermelha – O Som ao Redor
- Coxa de Frango Assado – Killer Joe
- Dublagem da música “I’m so excited” – Os Amantes Passageiros
- Apresentação de Jep na Festa – A Grande Beleza
- Reencontro entre Adele e Emma no Café – Azul é a Cor Mais Quente
- Anne tocando piano na recordação de Georges – Amor
- Close-up nos pés de Frances – Frances-Ha
- Afogamento – Um Estranho no Lago
Comentário
Em 2013, tivemos algumas cenas memoráveis que, em longo prazo, entram fácil na memória afetiva dos cinéfilos. Em minha lista, destaco momentos variados como os de tensão seca em “Amor”, no qual Georges (Jean-Louis Trintignant) ouve a esposa tocar piano para só depois o espectador perceber que se tratava apenas de uma lembrança; o assassinato em “Um estranho no lago”, que faz do espectador um voyeur no sentido mais literal da palavra; e o genial e quase subliminar banho na cachoeira de sangue em “O som ao redor”.
Há também recortes extremamente singelos, como o close-up nos pés desprotegidos de “Frances Ha” e o observar do sol desaparecendo no horizonte em “Antes da meia-noite (embora os colegas do Cine Set tenham preferido a cena da briga), assim como a cena do reencontro das protagonistas em “Azul é a cor mais quente.
Pensando em momentos marcantes por conta de seu trabalho elaborado com a linguagem cinematográfica, a cena hiper sexy (sem ser vulgar!) no piano em “Segredos de Sangue” ganha fácil o meu primeiro lugar na lista, pois além de ser lindo, funciona quase como uma síntese do filme. A hedonista apresentação do personagem Jep em “A grande beleza” também se destaca pela criatividade em sua construção, com belíssimos travelling/close-up/slow motion.
Pensando ainda em cenas que sintetizam um filme, a simulação de sexo oral com um frango em “Killer Joe” se encaixa fácil nessa categoria e ainda ganha o troféu de cena mais chocante da lista. Mais leve e extremamente divertida é a cena de dublagem no avião em “Os amantes passageiros”, que literalmente livra a comédia de Almodóvar de cair no esquecimento em longo prazo.
==============================================================================================
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET
Cada um dos cinco críticos do Cine SET elegem o seu `TOP 10`.
Para cada lista, fizemos a pontuação semelhante à da Fórmula 1:
1º lugar – 25 pontos
2º lugar – 18 pontos
3º lugar – 15 pontos
4º lugar – 12 pontos
5º lugar – 10 pontos
6º lugar – 8 pontos
7º lugar – 6 pontos
8º lugar – 4 pontos
9º lugar – 2 pontos
10º lugar – 1 ponto
Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!
eu definiria assim:
I – queda dos comissários de bordo no avião em Iron Man 3. Adrenalina Pura do inicio ao fim
II – a invasão em asgard pelos elfos negros em Thor 2
III – a batalha do trem em cavaleiro solitário
IV – tocando nas coxas de Elizabeth bishop em flores raras
V – a fuga dos barrís em o hobbitt 2.
eis as escolhas.