MELHOR FILME DE 2020
- Retrato de uma Jovem em Chamas – 104 PONTOS
- Nunca Raramente às Vezes Sempre – 75 PONTOS
- Soul – 58 PONTOS
- O Som do Silêncio – 47 PONTOS
- Destacamento Blood – 45 PONTOS
Confira as listas de Melhor Filme de 2019, 2018, 2017. 2016, 2015, 2014, 2013, 2012.
Veja as escolhas dos integrantes do Cine Set:
Caio Pimenta
- Sertânia
- Destacamento Blood
- Retrato de uma Jovem em Chamas
- Joias Brutas
- Nunca Raramente às Vezes Sempre
- Soul
- A Febre
- Adoráveis Mulheres
- Honeyland
- A Assistente
Comentários
Os veteranos Geraldo Sarno e Spike Lee oferecem retratos duros e intensos do Brasil e EUA com uma atualidade marcante, sofrida e violenta de países em ebulição histórica. Falando em intensidade, os irmãos Safdie explodem a tela com verborragia, palavrões e violência em “Joias Brutas” com uma atuação surpreendente de Adam Sandler. Mulheres na direção abordando temáticas sobre o universo machista nas mais diferentes épocas brilharam em 2020, gerando filmes sensacionais como “Retrato de uma Jovem em Chamas”, “Nunca Raramente Às Vezes Sempre”, “Adoráveis Mulheres” e “A Assistente”. Da triste épica jornada de “Honeyland” a beleza das mensagens de “Soul”, vimos o cinema nos abrigar de um mundo caótico e pandêmico. Por fim, Manaus, hoje lidando com o maior massacre de sua história, ganha as telas em “A Febre”, obra de Maya Da-Rin revelando todas as suas incongruências e dilemas desta metrópole amazônica.
Camila Henriques
- Retrato de Uma Jovem em Chamas
- Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
- AmarElo
- Destacamento Blood
- Adoráveis Mulheres
- A Despedida
- O Farol
- On The Rocks
- Babenco
- O Som do Silêncio
Comentários
Em um ano tão difícil, me agarrei em títulos que eu conhecia a fundo e que já havia assistido mil vezes. Por outro lado, quando fui compilar a lista dos lançamentos de 2020 para essa pauta dos melhores do ano, foi no amor não resolvido, na frustração, na injustiça e na perda que encontrei os filmes que mais me fizeram sentir. Os filmes mais melancólicos me ganharam (mais uma vez).
Danilo Areosa
- Retrato de Uma Jovem em Chamas
- Você Não Estava Aqui
- O Caso Richard Jewell
- 1917
- Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
- Os Miseráveis
- O Som do Silêncio
- Soul
- O Paraíso Deve Ser Aqui
- Tempo de Caça
Menções Honrosas: A Cor Que Caiu do Espaço, O Homem Invísivel, Jóias Brutas, A Assistente.
Comentários
Esta minha lista é formada, em sua grande maioria, por filmes intimistas que alimentaram a minha paixão cinéfila durante o ano pandêmico. Tive o prazer de assistir O Retrato de Uma Jovem em Chamas no cinema antes da pandemia iniciar e foi uma experiência sensorial recompensadora, cheia de significados sobre os mitos e olhares femininos. Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre e O Som do Silêncio utilizaram a instrospecção dos seus protagonistas a favor dos seus processos de amadurecimentos. Você Não Estava Aqui, O Caso de Richard Jewell, Tempo de Caça e Os Miseráveis retrataram um cinema social impactante, com um olhar apuradíssimo para a questão dos menos favorecidos diante da violência do Estado e do Sistema. Por sua vez, O Paraíso Deve Ser Aqui preferiu discutir essas temáticas sociais com um humor delicioso para nos fazer rir. Em um ano complicado, Soul acalentou o coração humano com a sua mensagem positiva sobre o recomeçar na vida. Por fim, 1917 uniu a realização técnica exuberante com o sensorial, discutindo a beleza e a poesia dentro do campo de guerra.
Henrique Filho
- Joias Brutas
- O Som do Silêncio
- Destacamento Blood
- Soul
- O Que Ficou Para Trás
- O Farol
- A Vastidão da Noite
- Retrato de uma Jovem em Chamas
- Os Sete de Chicago
- AmarElo – É Tudo pra Ontem
Comentários
2020 foi um ano terrível, mas ele escancarou a importância das artes em um isolamento. Imaginem ficar trancados em casa sem nada para nos entreter. Os artistas precisam de reconhecimento. Jóias Brutas para mim foi o filme mais injustiçado nas premiações referentes a 2019, o filme dos irmãos Safdie merecia muito mais reconhecimento, aqui o coloco em primeiro lugar pra lhe fazer um pouco de justiça. Os filmes listados não estão em ordem de preferência, mas apenas por organização.
AmarElo é o único nacional da lista, e não é à toa, não é apenas um show e seus bastidores, mas um filme com uma mensagem muito bem pensada e construída. Os Sete de Chicago tem belos diálogos e Retrato de uma Jovem em Chamas merecia muito mais também. Na Vastidão da Noite é um Além da Imaginação maravilhoso e O que Ficou pra trás é a bela de uma estreia na direção. Soul é Pixar e o Som do Silêncio traz uma das melhores interpretações do ano.
IVANILDO PEREIRA
- Soul
- O Som do Silêncio
- Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
- A Assistente
- A Sun
- O Diabo de Cada Dia
- Os Sete de Chicago
- O Homem Invisível
- A Vastidão da Noite
- As Mortes de Dick Johnson
Comentários
2020 foi o pior ano para a atividade cinematográfica em toda a história da sétima arte. Foi um divisor de águas para todo o cinema mundial, e ainda veremos as repercussões disso no futuro próximo. Por isso, num ano de incertezas, os melhores filmes falaram de assuntos próximos a nós, às vezes envoltos numa embalagem fantasiosa, às vezes buscando o máximo de naturalismo possível. Tivemos histórias sobre conflitos entre homens e mulheres, divergências políticas, conflitos internalizados e até mesmo entre o ser humano e o desconhecido. E o primeiro e o décimo colocados até propõem interessantes discussões sobre a vida e a morte, dois tópicos que ficaram muito em voga em 2020. As Mortes de Dick Johnson é uma curiosa reflexão sobre valorizar as pessoas enquanto elas estão aqui; Soul é uma curiosa reflexão sobre como viver – contada da maneira mais visualmente interessante possível, o que pra mim é requisito obrigatório para ser o número 1 do ano. Soul, verdade , está um degrauzinho abaixo das grandes obras-primas da Pixar, mas seu brilhantismo e mensagem ressoaram comigo de uma maneira especial, ainda mais nesta época. Mas todos são filmes que emocionam, intrigam e que acabaram fazendo de 2020 um ano um pouquinho melhor.
LORENNA MONTENEGRO
- Retrato de Uma Jovem em Chamas
- Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
- A Jornada
- Estou Pensando em Acabar com Tudo
- Queen & Slim
- Soul
- As Mortes de Dick Johnson
- O Som do Silêncio
- Alice Junior
- Agente Duplo
PÂMELA EURÍDICE
- AmarElo – É Tudo pra Ontem
- Uma Vida Oculta
- Adoráveis Mulheres
- Os olhos de Cabul
- Retrato de uma jovem em chamas
- Hamilton
- Time
- Nunca Raramente Às Vezes Sempre
- Corpus Christi
- Se algo acontecer, eu te amo
Comentários
Os melhores filmes do ano, pra mim, são aqueles que melhor dialogam com o momento em que vivemos – e isso inclui o teor político e social. Sendo assim, para esse ano atípico, “Se algo acontecer” é essencial para refletirmos sobre traumas e a efemeridade de nossas vidas. Já entre as obras de cunho política e social capazes de gerar identificação com o público estão o filme de Hittman, Time, Amarelo e Os Olhos de Cabul, animação afegã que vale a pena conferir. Little Women e Corpus Chisti traçam paralelos da juventude contemporânea, enquanto Hamilton nos deixa um vislumbre de outros tipos de produção.
“Eu não vou desperdiçar minha chance”.
REBECA ALMEIDA
- A Assistente
- O Farol
- Três Verões
- Ninguém sabe que estou aqui
- Pacarrete
- Nosso Amor
- Hamilton
- Jojo Rabbit
- Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou
- Soul
Menções honrosas: Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre’, ‘Mank’, ‘Dois irmãos’, ‘O Poço’.
Comentários
Simples, direto e muito pertinente: ‘A Assistente’ é o tipo de filme que não precisa de plots ou um roteiro viciante para funcionar e chamar atenção de seu público, um feito digno do primeiro lugar. Em seguida, ‘O Farol’ é totalmente o contrário com suas reviravoltas e estética incômoda, mas, funciona muito bem em ser memorável. Com a dificuldade em lançamentos mundiais durante a pandemia de Covid, olhar para a produção nacional que se fez acessível de várias formas foi uma alternativa muito proveitosa, o que me permitiu colocar três longas nacionais em destaque merecido: ‘Três Verões’, ‘Pacarrete’ e ‘Babenco’ além de serem filmes na nossa língua, falam diretamente com seu público. Já ‘Ninguém sabe que estou aqui’, ‘Nosso Amor’ e ‘Hamilton’ são produções completas, que eu colocaria em quantas listas fosse possível. Para fechar, ‘Jojo Rabbit’ e ‘Soul’ ganham um lugar folgado nas produções inesquecíveis do ano.
——————————————————————————————————————————————————
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:
Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2020.
Para cada lista, fizemos a pontuação:
1º lugar – 25 pontos
2º lugar – 18 pontos
3º lugar – 15 pontos
4º lugar – 12 pontos
5º lugar – 10 pontos
6º lugar – 8 pontos
7º lugar – 6 pontos
8º lugar – 4 pontos
9º lugar – 2 pontos
10º lugar – 1 ponto
Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!