PIOR FILME

  1. A Menina que Matou os Pais / O Menino que Matou os Meus Pais70 PONTOS
  2. Venom: Tempo de Carnificina – 37 PONTOS
  3. Malcolm & Marie35 PONTOS
  4. Mundo em Caos31 PONTOS
  5. Pinóquio – 30 PONTOS

BRUNO CURY E VANESSA MORAIS 

  1. Tigre Branco 
  2. Pinóquio 
  3. Estados Unidos Vs Billie Holiday 
  4. Um príncipe em Nova York 2 
  5. A mulher na janela 
  6. O menino que matou meus pais/A menina que matou os pais 
  7. Duna 
  8. A Chorona 
  9. Esquadrão Suicida 
  10. Space Jam 2 

É curioso notar que, após elegermos os 10, nos demos conta de que cinco deles são remakes ou continuações, na qual se concretiza nossa hipótese de que tais filmes estão sendo produzidos sem necessidade alguma. O que há de comum em todos eles é uma péssima execução do roteiro, exagero na caracterização de personagens, excesso de alívio cômico e desfechos que deixaram muito a desejar. Também as várias adaptações de livros e live actions empobreceram muito a leva de filmes de 2021. Na nossa opinião, foram tantos filmes ruins que ficou difícil escolher só 10. 

CAIO PIMENTA 

  1. Malcolm & Marie 
  2. Space Jam – O Novo Legado 
  3. Jungle Cruise 
  4. Por que Você Não Chora? 
  5. Alerta Vermelho 
  6. Godzilla Vs Kong 
  7. Sem Remorso 
  8. King Richard: Criando Campeãs 
  9. Querido Evan Hansen
  10. A Crônica Francesa

Dwayne Johnson fez força para participar desta lista e atingiu a meta em dose dupla – pior: “Jungle Cruise” vai nos estereótipos mais imbecis e exotizantes sobre a Amazônia. Uma vergonha igual a propaganda da HBO Max em “Space Jam” com uma “atuação” horrorosa de LeBron James. “Sem Remorso” nem lembrava que existia até fazer esta lista e ver que perdi meu nobre tempo com este genérico filme de ação, enquanto “Godzilla Vs Kong” é uma ideia de jerico. Will Smith de coaching não dá, “Evan Hansen” e “Por que Você Não Chora?” dá vontade de rir (de nervoso) de tão sem noção, Wes Anderson esgotou totalmente a fórmula. “Malcolm & Marie”, pelo menos, fez bem para minha auto-estima: sempre que me achar pedante, terei Sam Levinson para me reconfortar; sempre que me achar chato haverá o personagem de John David Washington. 

CAMILA HENRIQUES 

  1. A menina que matou os pais / O menino que matou os meus pais 
  2. Confinamento 
  3. Cinderela 
  4. Pinóquio 
  5. Malcolm & Marie 
  6. Espíritos Obscuros 
  7. Eu me importo 
  8. Cruella 
  9. Ghostbusters – Mais Além 
  10. Apresentando os Ricardos 

Sinceramente, tenho ficado cada vez mais desinteressada em listas de piores filmes, e poderia dizer que metade dessa lista tem aspectos que podem ser destacados, como a atuação de Nicole Kidman em “Apresentando os Ricardos”, ou os figurinos de “Cruella”. Contudo, os cinco primeiros citados realmente foram tortuosos para esta que vos escreve (os da Suzane Von Richtofen, em especial, foram difíceis). Alguns, como “Malcolm & Marie”, já caíram no esquecimento. Mas, num ano com tantas obras-primas e filmes que serão lembrados no futuro pela excelência que entregaram, acho que nem mesmo a personagem da Rosamund Pike se importa. 

DANILO AREOSA 

  1. Um Mundo em Caos 
  2. Escape Room 2 – Tensão Máxima 
  3. Homem nas Trevas 2 
  4. Velozes e Furiosos 9 
  5. Estados Unidos Vs Billie Holiday  
  6. Sem Remorso 
  7. A Mulher na Janela 
  8. Em Guerra com o Vovô 
  9. Venom: Tempo de Carnificina 
  10. Duna 

“Um Mundo em Caos” ganhou o troféu de pior filme do ano pela seguinte razão: desperdiça uma premissa interessante, para entregar um dos roteiros mais bagunçados e confusos de 2021. Foi um ano de continuações horrorosas. “Escape Room 2 – Tensão Máxima” e “Homem nas Trevas 2” jogaram no ralo o bom suspense dos filmes originais. “Velozes e Furiosos 9” passou longe da diversão dos longas anteriores e se tornou o pior filme da franquia. 2021 também foi um ano para os astros pegarem micos em filmes horrorosos.

Michael B. Jordan fez “Sem Remorso”, o filme de ação dos mais caóticos e insuportáveis; Robert DeNiro aumentou o seu percentual de comédias pífias no seu currículo com “Em Guerra com o Vovó” e Amy Adams adicionou outra ruindade no seu currículo “netflixiano” com o suspense mequetrefe hitchcockiano “A Mulher da Janela”. Se o primeiro filme mesmo com seus grandes problemas pelo menos tinha seus momentos de comédia involuntária, “Venom: Tempo de Carnificina” anula por completo esta fórmula.  

Se em 2020, “Tenet” foi um grande pastel de vento, este ano o troféu ficou com “Duna”. Que chatice é o filme de Villeneuve. Parece aquelas apresentações modorrentas em que o tempo não passa e a pessoa que está palestrando nem chegou à metade da apresentação. 

GABRIEL BRAVO DE LIMA

  1. O Menino que Matou Meus Pais
  2. A Garota que Matou os Pais
  3. Alerta Vermelho
  4. Viúva Negra
  5. Todos estão falando sobre Jamie
  6. Marighella
  7. Imperdoável
  8. O culpado
  9. Apresentando os Ricardos
  10. The Green Knight

Pensei se deveria colocar os dois filmes sobre o caso Von Richthofen ou apenas um, mas acredito que seja mais justo com o tamanho do fracasso da empreitada colocar os dois filmes. Alerta Vermelho cumpre a estigma de filme genérico de grande orçamento baseando-se apenas em suas estrelas, algo que também vale para Viúva Negra. Entre as maiores decepções estão Marighella, filme com potencial enorme desperdiçado, obra que poderia surgir como símbolo de resistência para um cinema nacional cada vez mais sucateado pelo governo Bolsonaro, mas não faz juz a seu protagonista, e também “The Green Knight”, filme envolto de expectativas e deixado de lado até pelo próprio estúdio.

IVANILDO PEREIRA 

  1. Venom: Tempo de Carnificina
  2. Na Mente do Demônio
  3. Amor, Casamentos e Outros Desastres
  4. Vozes e Vultos
  5. A Força da Natureza
  6. Espiral: O Legado de Jogos Mortais 
  7. Mundo em Caos
  8. Velozes e Furiosos 9
  9. Mortal Kombat
  10. Rogai por Nós

Menções desonrosas: A Mulher na Janela, Willy’s Wonderland: Parque Maldito, O Culpado, Aqueles que Me Desejam a Morte. 

As porcarias de 2021 não decepcionaram: bombas da Netflix (Força da Natureza, Vozes e Vultos), franquias que já viveram dias melhores (Espiral e Velozes e Furiosos), filme de terror péssimo (Rogai por Nós), comédia romântica péssima (Desastres), a morte da carreira de um diretor outrora promissor (Demônio), um desperdício de tempo de todos os envolvidos, sobretudo do espectador (Mundo em Caos), um filme Mortal Kombat que se esqueceu do Mortal Kombat, e o pior e mais cínico blockbuster em muito tempo: Venom. Este foi o campeão, um legítimo “paga boletos” de todos os envolvidos, à frente e atrás das câmeras, e ninguém nem tentou disfarçar. E vai ter um Venom 3, e parece que o personagem dará as caras no MCU. Nada é tão ruim que não dê para piorar. 

PÂMELA EURÍDICE 

  1. Tempo 
  2. Amor e Monstros 
  3. The Voyeurs 
  4. O Menino Que Matou os Meus Pais / A Menina que Matou os Pais 
  5. Venom: Tempo de Carnificina 
  6. Tick, tick… boom 
  7. Mortal Kombat 
  8. Jungle Cruise 
  9. O Esquadrão Suicida 
  10. Isolados 

Faça o mesmo discurso todos os anos para essa categoria, não é que existam filmes ruins, a verdade é que algumas produções criam expectativas que não conseguem alcançar ou superar. Esse é o caso da maior parte dos filmes dessa lista: prometeram e não cumpriram devido a roteiros fracos, ideias mal executadas, ritmos arrastados, perda de tom, produções rasas e conseguirem até mesmo a façanha de deixar bons atores com interpretações canastronas e piegas. Contudo, devo dizer que alguns nomes dessa lista são ruins a ponto de nada os justificar ou haver conserto, é o caso de Isolados e Monster Hunter, se puder, não assista! 

——————————————————————————————————————————————————

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2021.

Para cada lista, fizemos a pontuação:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!

————————————————————————————————————————————————

VEJA AS LISTAS DE PIORES FILMES DE 2017 A 2020: