PIOR FILME DO CINEMA/STREAMING DE 2020

  1. 365 Dias – 68 PONTOS  
  2. Dolittle – 59 PONTOS  
  3. Era uma vez um Sonho – 52 PONTOS  
  4. O Escândalo – 32 PONTOS  
  5. The Last Days of American Crime – 31 PONTOS  

Confira as listas de Melhor Cena de 20192018201720162015, 20142013, 2012.
Veja as escolhas dos integrantes do Cine Set: 

Caio Pimenta  

  1. Dolitlle  
  2. A Última Coisa que Ele Queria  
  3. Resgate  
  4. Era uma vez um Sonho  
  5. O Escândalo  
  6. Tenet  
  7. Greyhound  
  8. Capone  
  9. Mulher-Maravilha 1984  
  10. O Poço  

Comentários

Robert Downey Jr quis ter uma nova franquia e encontrou um mico. “A Última Coisa que Ele Queria” é o maior desperdício de talento por metro quadrado em Hollywood de 2020 – olha que a competição foi concorrida com “Era uma vez um Sonho” e “O Escândalo”. “Tenet” é o cúmulo da arrogância de Christopher Nolan, “O Poço” é um terror/suspense B dos piores travestido de crítica social sem a menor capacidade de se aprofundar em qualquer coisa, enquanto “Mulher-Maravilha 1984” apresenta os excessos típicos de uma sequêcia em Hollywood, esquecendo os acertos do original em troca de uma sequência de ação a mais. “Greyhound” pode ter toda excelência técnica, mas, não consegue arrancar o mínimo de emoção. E o “Resgate”? Melhor jogar um videogame.

Camila Henriques  

  1. Era Uma Vez Um Sonho  
  2. Convenção das Bruxas  
  3. O Céu da Meia-Noite  
  4. Lucy in The Sky  
  5. Mulher Maravilha 1984  
  6. A Festa de Formatura  
  7. Novos Mutantes  
  8. O Escândalo  
  9. Radioactive  
  10. Os Aeronautas  

Comentários  

“Era Uma Vez Um Sonho” poderia se chamar também “Desespero – O Filme”. Vamos fingir que isso nunca aconteceu, né, Glenn Close e Amy Adams? Outro que merece cair no esquecimento é “Convenção das Bruxas” – o que aconteceu com o Robert Zemeckis que eu cresci amando? “O Céu da Meia-Noite” e “Lucy in The Sky” transitaram entre o entediante e o ridículo, enquanto “Radioactive” e “Os Aeronautas” não conseguiram agradar nem a Academia – olha que eles premiam cada coisa, como “O Escândalo”, super equivocado e que vale apenas pela caracterização de Charlize Theron. “Novos Mutantes” brincou de ser “Garota, Interrompida” e apostou em personagens sem o menor carisma, enquanto “A Festa de Formatura” parecia mais uma versão estendida de “Glee”. Pra finalizar, a grande decepção do ano, “Mulher Maravilha 1984”, que cometeu o pecado de desperdiçar Kristen Wiig.  

Danilo Areosa  

  1. No Limite da Traição  
  2. Os Órfãos  
  3. Mulher Maravilha 1984   
  4. O Silêncio do Pântano  
  5. A Caverna  
  6. Tenet  
  7. Bloodshoot  
  8. Capone  
  9. Ema  
  10. O Chalé  

Comentários  

Pela primeira vez o pior filme que assisti no ano, não foi no cinema e sim no conforto de casa. Desta vez a Netflix “brindou” o público com um presente de grego, o horroroso No Limite da Traição. O trabalho de Tyler Perry é uma das aulas mais constrangedoras de como realizar um filme mal dirigido, interpretado, montado e escrito. Se não bastasse ele, o streaming nos presenteou com outras duas bombas dentro do seu catálogo: o suspense “Supercine” barato, o espanhol Silêncio do Pântano e a aventura de ficção científica “Malhação”, A Caverna. Antes da pandemia iniciar, tive o desprazer de conferir Os Órfãos no cinema, para deixar qualquer amante do livro de Henry James, com um parafuso a menos. O pouco do cinema blockbuster lançado em 2020, também foi pura decepção. Mulher Maravilha 84 apesar de sua mensagem de esperança – necessária em um ano complicado – tem um dos piores roteiros da DC. Seria culpa do estagiário que o escreveu? O filme que iria salvar o cinema em 2020, Tenet é um enorme pastel de vento, bonito visualmente, mas vazio por dentro com o seu roteiro confuso e pretensioso. Falando em pretensão, CapoteEma e O Chalé abusaram neste quesito, com seus realizadores acreditando estarem realizando uma obra de arte, enquanto na verdade entregaram uma obra “filosófica” pretensiosa de botequim.  

Henrique Filho  

  1. 365 Dias  
  2. Milagre da Cela 7  
  3. No Ritmo da Vingança  
  4. Morte às 6 horas  
  5. Judy  
  6. Dolittle  
  7. The Last Days of American Crime  
  8. Era uma vez um Sonho  
  9. Mulher-Maravilha 1984  
  10. Tenet  

Comentários  

E a lista de piores filmes, começa com dois dos filmes mais aguardados de 2020. Nolan queria salvar o cinema e trouxe uma paródia de si mesmo, já o novo Mulher Maravilha trai seus valores e apresenta uma aventura tola e que lembrou os piores momentos da DC no cinema.   

Alguns filmes são criados pra caçar prêmios, Amy Adams e Glenn Close não precisavam endossar esse Era uma vez um Sonho, drama mequetrefe e enfadonho. Já The Last Days of American Crime é uma bizarrice de quase três horas de ação tola. Downey Jr. tentou emplacar uma nova franquia, deu tudo errado e a cinebiografia da Judy Garland é chata e maniqueísta. Morte as 6 horas é um Seven genérico e Milagre da Cela 7 e No Ritmo da Vingança abraçam todos os clichês de seus gêneros. E por fim 365 Dias não é apenas um filme ruim, mas talvez o pior filme que já vi na vida, chega a ser criminoso por fantasiar ideias tão absurdas.  

Ivanildo Pereira 

  1. The Last Days of American Crime  
  2. 365 Dias  
  3. Ilha da Fantasia  
  4. Bloodshot  
  5. Milagre na Cela 7  
  6. Mentira Incondicional  
  7. Os Órfãos  
  8. Dolittle  
  9. A Última Coisa que Ele Queria   
  10. Era Uma Vez um Sonho  

Menções desonrosas: Mau-Olhado, A Possessão de Mary, Mulher-Maravilha 1984.  

Comentários  

No ano da pandemia, é até covardia recordar filmes tão ruins, mas tão ruins, que pioraram o que já estava uma droga. Mas o trabalho de criticar filmes às vezes é sujo, e a minha listinha tenebrosa de 2020 inclui: O obrigatório terror sem pé nem cabeça (Os Órfãos), a obrigatória isca de Oscar sem vergonha (Era uma Vez um Sonho), o obrigatório dramalhão tão apelativo que se torna constrangedor (Milagre na Cela 7), o obrigatório suspense com plot twist ridículo (Mentira Incondicional), as obrigatórias porcarias da Netflix (a mega-bomba The Last Days…,o ofensivo 365 Dias e o perdido  A Última Coisa…) e algumas tranqueiras que estúdios despejaram no começo do ano: Ilha da Fantasia, Bloodshot e Dolittle. Este último legou ao mundo a inesquecível cena em que Robert Downey Jr. leva um peido de dragão na cara. Se houve um momento cinematográfico que representou esse ano de merda, foi este. Todos nós sentimos o mau cheiro…  

Pâmela Eurídice  

  1. Vou nadar até você  
  2. Sonic  
  3. Power  
  4. Dolittle  
  5. Era uma vez um sonho  
  6. The Lie  
  7. Black Box  
  8. O Céu da Meia Noite  
  9. Star Girl  
  10. A última coisa que ele queria  

Comentários  

Quando faço essa lista, sempre parto do princípio de filmes que geram expectativas e falham fortemente. Esse é o caso da parceria entre a Blumhouse e o Prime Vídeo. A mesma coisa se aplica a Dee Rees e seu arrastado “A Última Coisa que Ele Queria”, ao filme de George Clooney e meu estimado Ethan Peck, “ O Céu da Meia Noite” e a gritaria protagonizada por Amy Adams e Glen Close. Por outro lado, não havia muito o que esperar de Sonic ou Dolittle e nem mesmo de Projeto Power.   

Estamos em 2021 e ainda tem roteiristas que acham que o conceito de manic pixie girl é a melhor forma de retratar a adolescência. A trilha sonora de “Star Girl” até passa, mas o filme, não.  

Finalmente, “Vou Nadar até Você” é literalmente um filme que parte do nada ao lugar nenhum, além de apresentar um país totalmente inverossímil em relação ao cotidiano feminino. Triste a estreia de Bruna Marquezine no cinema.  

Rebeca Almeida  

  1. 365 Dias  
  2. O Escândalo  
  3. Artemis Fowl  
  4. A Extraordinária garota chamada estrela  
  5. Dolittle  
  6. Jumanji: Próxima Fase  
  7. Wendy   
  8. Rebecca: A Mulher Inesquecível  
  9. Resgate   
  10. Mulan  

Comentários  

Apesar de sempre achar essa categoria bem divertida de escrever, esse ano só consigo pensar nas definições mais fáceis de explicar o desprazer em ver esses filmes. Para começar, nada pior que um filme ruim e que ainda seja um desserviço total, por isso, ‘365 Dias’ coroa essa lista como um dos piores dos últimos anos, digo com tranquilidade. Logo em seguida, fica ‘O Escândalo’ que poderia ser um filme tão bom, mas erra em muitos aspectos, principalmente, em abordar sua temática principal. Já da terceira à sétima posição temos vários títulos que me pergunto “por que eu assisti isso mesmo?” e a resposta nunca vale a pena. E finalizando essa lista ilustre, ‘Rebecca’, ‘Resgate’ e ‘Mulan’ aparecem como propostas que até têm destaques positivos, mas com resultados bem escassos. 

Cine Set elege a Melhor Filme de Cinema/Streaming de 2020

MELHOR FILME DE 2020 Retrato de uma Jovem em Chamas – 104 PONTOS  Nunca Raramente às Vezes Sempre – 75 PONTOS  Soul – 58 PONTOS  O Som do Silêncio - 47 PONTOS  Destacamento Blood – 45 PONTOS  Confira as listas de Melhor Filme...

Cine Set elege a Melhor Atriz de Cinema/Streaming de 2020

MELHOR ATRIZ DE CINEMA/STREAMING EM 2020 Elisabeth Moss, por “O Homem Invisível” e “Shirley” - 100 PONTOS  Viola Davis, por “A Voz Suprema do Blues” - 96 PONTOS  Sidney Flanigan, por “Nunca Raramente Às Vezes Sempre” - 82 PONTOS  Marcélia Cartaxo, por “Pacarrete” - 74...

Cine Set elege a Melhor Ator de Cinema/Streaming de 2020

MELHOR ATOR DO CINEMA/STREAMING EM 2020  Riz Ahmed, por “O Som do Silêncio” - 108 PONTOS Chadwick Boseman, por “A Voz Suprema do Blues” - 77 PONTOS  Delroy Lindo, por “Destacamento Blood” - 68 PONTOS* Willem Dafoe, por “O Farol” - 68 PONTOS Adam Sandler, por “Joias...

Cine Set elege a Melhor Direção de Cinema/Streaming de 2020

MELHOR DIREÇÃO EM CINEMA/STREAMING EM 2020 Céline Sciamma, de “Retrato de uma Jovem em Chamas” - 105 PONTOS  Eliza Hittman, de “Nunca Raramente às Vezes Sempre” - 78 PONTOS  Spike Lee, de “Destacamento Blood” - 45 PONTOS*  Darius Marder, de “O Som do Silêncio” - 45...

Cine Set elege o Melhor Coadjuvante do Cinema/Streaming em 2020

MELHOR COADJUVANTE DO CINEMA/STREAMING EM 2020 Maria Bakalova, por “Borat 2” - 127 PONTOS  Chadwick Boseman, por “Destacamento Blood” - 82 PONTOS  Robert Pattinson, por “O Diabo de Cada Dia” - 55 PONTOS  Florence Pugh, por “Adoráveis Mulheres” - 53 PONTOS  Sacha Baron...

Cine Set elege a Melhor Cena do Cinema em 2020

MELHOR CENA DO CINEMA EM 2020  O Questionário, de “Nunca Raramente Às Vezes Sempre” - 92 PONTOS  Rudolph Giuliani na cama, de “Borat 2” - 60 PONTOS  O Destino de Howard Ratner, de “Joias Brutas” - 37 PONTOS  Veterano Paul mira a arma para a câmera, de...

Cine Set elege a Melhor Série de TV/Streaming de 2020

A MELHOR SÉRIE DE 2020 'NORMAL PEOPLE' - 2 VOTOS Confira as listas de 2019, 2018, 2017.Saiba quais foram os votos da equipe do Cine Set:  Caio Pimenta - 'Sob Pressão: Plantão Covid' "Sob Pressão: Plantão Covid" pode não ter a engenhosidade de "O Gambito da Rainha", o...

Cine Set elege o Melhor Filme de 2019

MELHOR FILME  Parasita - 225 PONTOS Bacurau - 154 PONTOS O Irlandês - 130 PONTOS Era uma vez em Hollywood - 81 PONTOS Assunto de Família e História de um Casamento - 66 PONTOS ANA SENA O Irlandês Assunto de Família Parasita Dois Papas Coringa Ford vs Ferrari Nós Greta...

Cine Set elege a Melhor Atriz do Cinema em 2019

MELHOR ATRIZ Lupita Nyong´o, por “Nós” - 186 PONTOS Scarlett Johansson, por “História de um Casamento” - 148 PONTOS Grace Passô, por “Temporada” e “No Coração do Mundo” - 81 PONTOS Florence Pugh, por “Midsommar” - 78 PONTOS Olivia Colman, por “A Favorita” - 57 PONTOS...

Cine Set elege o Melhor Ator do Cinema em 2019

MELHOR ATOR Adam Driver, por “O Relatório” e “História de um Casamento” - 184 PONTOS Antonio Banderas, por “Dor e Glória” - 160 PONTOS Joaquin Phoenix, por “Coringa” - 159 PONTOS Robert De Niro, por “O Irlandês” - 128 PONTOS Jonathan Pryce, por “Dois Papas” - 84...