PIOR FILME DO CINEMA/STREAMING DE 2020
- 365 Dias – 68 PONTOS
- Dolittle – 59 PONTOS
- Era uma vez um Sonho – 52 PONTOS
- O Escândalo – 32 PONTOS
- The Last Days of American Crime – 31 PONTOS
Confira as listas de Melhor Cena de 2019, 2018, 2017. 2016, 2015, 2014, 2013, 2012.
Veja as escolhas dos integrantes do Cine Set:
Caio Pimenta
- Dolitlle
- A Última Coisa que Ele Queria
- Resgate
- Era uma vez um Sonho
- O Escândalo
- Tenet
- Greyhound
- Capone
- Mulher-Maravilha 1984
- O Poço
Comentários
Robert Downey Jr quis ter uma nova franquia e encontrou um mico. “A Última Coisa que Ele Queria” é o maior desperdício de talento por metro quadrado em Hollywood de 2020 – olha que a competição foi concorrida com “Era uma vez um Sonho” e “O Escândalo”. “Tenet” é o cúmulo da arrogância de Christopher Nolan, “O Poço” é um terror/suspense B dos piores travestido de crítica social sem a menor capacidade de se aprofundar em qualquer coisa, enquanto “Mulher-Maravilha 1984” apresenta os excessos típicos de uma sequêcia em Hollywood, esquecendo os acertos do original em troca de uma sequência de ação a mais. “Greyhound” pode ter toda excelência técnica, mas, não consegue arrancar o mínimo de emoção. E o “Resgate”? Melhor jogar um videogame.
Camila Henriques
- Era Uma Vez Um Sonho
- Convenção das Bruxas
- O Céu da Meia-Noite
- Lucy in The Sky
- Mulher Maravilha 1984
- A Festa de Formatura
- Novos Mutantes
- O Escândalo
- Radioactive
- Os Aeronautas
Comentários
“Era Uma Vez Um Sonho” poderia se chamar também “Desespero – O Filme”. Vamos fingir que isso nunca aconteceu, né, Glenn Close e Amy Adams? Outro que merece cair no esquecimento é “Convenção das Bruxas” – o que aconteceu com o Robert Zemeckis que eu cresci amando? “O Céu da Meia-Noite” e “Lucy in The Sky” transitaram entre o entediante e o ridículo, enquanto “Radioactive” e “Os Aeronautas” não conseguiram agradar nem a Academia – olha que eles premiam cada coisa, como “O Escândalo”, super equivocado e que vale apenas pela caracterização de Charlize Theron. “Novos Mutantes” brincou de ser “Garota, Interrompida” e apostou em personagens sem o menor carisma, enquanto “A Festa de Formatura” parecia mais uma versão estendida de “Glee”. Pra finalizar, a grande decepção do ano, “Mulher Maravilha 1984”, que cometeu o pecado de desperdiçar Kristen Wiig.
Danilo Areosa
- No Limite da Traição
- Os Órfãos
- Mulher Maravilha 1984
- O Silêncio do Pântano
- A Caverna
- Tenet
- Bloodshoot
- Capone
- Ema
- O Chalé
Comentários
Pela primeira vez o pior filme que assisti no ano, não foi no cinema e sim no conforto de casa. Desta vez a Netflix “brindou” o público com um presente de grego, o horroroso No Limite da Traição. O trabalho de Tyler Perry é uma das aulas mais constrangedoras de como realizar um filme mal dirigido, interpretado, montado e escrito. Se não bastasse ele, o streaming nos presenteou com outras duas bombas dentro do seu catálogo: o suspense “Supercine” barato, o espanhol Silêncio do Pântano e a aventura de ficção científica “Malhação”, A Caverna. Antes da pandemia iniciar, tive o desprazer de conferir Os Órfãos no cinema, para deixar qualquer amante do livro de Henry James, com um parafuso a menos. O pouco do cinema blockbuster lançado em 2020, também foi pura decepção. Mulher Maravilha 84 apesar de sua mensagem de esperança – necessária em um ano complicado – tem um dos piores roteiros da DC. Seria culpa do estagiário que o escreveu? O filme que iria salvar o cinema em 2020, Tenet é um enorme pastel de vento, bonito visualmente, mas vazio por dentro com o seu roteiro confuso e pretensioso. Falando em pretensão, Capote, Ema e O Chalé abusaram neste quesito, com seus realizadores acreditando estarem realizando uma obra de arte, enquanto na verdade entregaram uma obra “filosófica” pretensiosa de botequim.
Henrique Filho
- 365 Dias
- Milagre da Cela 7
- No Ritmo da Vingança
- Morte às 6 horas
- Judy
- Dolittle
- The Last Days of American Crime
- Era uma vez um Sonho
- Mulher-Maravilha 1984
- Tenet
Comentários
E a lista de piores filmes, começa com dois dos filmes mais aguardados de 2020. Nolan queria salvar o cinema e trouxe uma paródia de si mesmo, já o novo Mulher Maravilha trai seus valores e apresenta uma aventura tola e que lembrou os piores momentos da DC no cinema.
Alguns filmes são criados pra caçar prêmios, Amy Adams e Glenn Close não precisavam endossar esse Era uma vez um Sonho, drama mequetrefe e enfadonho. Já The Last Days of American Crime é uma bizarrice de quase três horas de ação tola. Downey Jr. tentou emplacar uma nova franquia, deu tudo errado e a cinebiografia da Judy Garland é chata e maniqueísta. Morte as 6 horas é um Seven genérico e Milagre da Cela 7 e No Ritmo da Vingança abraçam todos os clichês de seus gêneros. E por fim 365 Dias não é apenas um filme ruim, mas talvez o pior filme que já vi na vida, chega a ser criminoso por fantasiar ideias tão absurdas.
Ivanildo Pereira
- The Last Days of American Crime
- 365 Dias
- Ilha da Fantasia
- Bloodshot
- Milagre na Cela 7
- Mentira Incondicional
- Os Órfãos
- Dolittle
- A Última Coisa que Ele Queria
- Era Uma Vez um Sonho
Menções desonrosas: Mau-Olhado, A Possessão de Mary, Mulher-Maravilha 1984.
Comentários
No ano da pandemia, é até covardia recordar filmes tão ruins, mas tão ruins, que pioraram o que já estava uma droga. Mas o trabalho de criticar filmes às vezes é sujo, e a minha listinha tenebrosa de 2020 inclui: O obrigatório terror sem pé nem cabeça (Os Órfãos), a obrigatória isca de Oscar sem vergonha (Era uma Vez um Sonho), o obrigatório dramalhão tão apelativo que se torna constrangedor (Milagre na Cela 7), o obrigatório suspense com plot twist ridículo (Mentira Incondicional), as obrigatórias porcarias da Netflix (a mega-bomba The Last Days…,o ofensivo 365 Dias e o perdido A Última Coisa…) e algumas tranqueiras que estúdios despejaram no começo do ano: Ilha da Fantasia, Bloodshot e Dolittle. Este último legou ao mundo a inesquecível cena em que Robert Downey Jr. leva um peido de dragão na cara. Se houve um momento cinematográfico que representou esse ano de merda, foi este. Todos nós sentimos o mau cheiro…
Pâmela Eurídice
- Vou nadar até você
- Sonic
- Power
- Dolittle
- Era uma vez um sonho
- The Lie
- Black Box
- O Céu da Meia Noite
- Star Girl
- A última coisa que ele queria
Comentários
Quando faço essa lista, sempre parto do princípio de filmes que geram expectativas e falham fortemente. Esse é o caso da parceria entre a Blumhouse e o Prime Vídeo. A mesma coisa se aplica a Dee Rees e seu arrastado “A Última Coisa que Ele Queria”, ao filme de George Clooney e meu estimado Ethan Peck, “ O Céu da Meia Noite” e a gritaria protagonizada por Amy Adams e Glen Close. Por outro lado, não havia muito o que esperar de Sonic ou Dolittle e nem mesmo de Projeto Power.
Estamos em 2021 e ainda tem roteiristas que acham que o conceito de manic pixie girl é a melhor forma de retratar a adolescência. A trilha sonora de “Star Girl” até passa, mas o filme, não.
Finalmente, “Vou Nadar até Você” é literalmente um filme que parte do nada ao lugar nenhum, além de apresentar um país totalmente inverossímil em relação ao cotidiano feminino. Triste a estreia de Bruna Marquezine no cinema.
Rebeca Almeida
- 365 Dias
- O Escândalo
- Artemis Fowl
- A Extraordinária garota chamada estrela
- Dolittle
- Jumanji: Próxima Fase
- Wendy
- Rebecca: A Mulher Inesquecível
- Resgate
- Mulan
Comentários
Apesar de sempre achar essa categoria bem divertida de escrever, esse ano só consigo pensar nas definições mais fáceis de explicar o desprazer em ver esses filmes. Para começar, nada pior que um filme ruim e que ainda seja um desserviço total, por isso, ‘365 Dias’ coroa essa lista como um dos piores dos últimos anos, digo com tranquilidade. Logo em seguida, fica ‘O Escândalo’ que poderia ser um filme tão bom, mas erra em muitos aspectos, principalmente, em abordar sua temática principal. Já da terceira à sétima posição temos vários títulos que me pergunto “por que eu assisti isso mesmo?” e a resposta nunca vale a pena. E finalizando essa lista ilustre, ‘Rebecca’, ‘Resgate’ e ‘Mulan’ aparecem como propostas que até têm destaques positivos, mas com resultados bem escassos.