A equipe do Cine Set ganha dois reforços: o professor Gustavo Soranz e o produtor audiovisual Walter Fernandes Jr. serão os dois novos colunistas do site. As colunas de ambos serão publicadas a partir de maio com periodicidade quinzenal, todas as segundas-feiras. Eles se juntam ao professor da Universidade Federal do Amazonas e coordenador do Cine & Vídeo Tarumã, Tom Zé, como os colunistas do site.

Gustavo Soranz será responsável por uma coluna dedicada ao cinema produzido no Amazonas entre as décadas de 1960 a 1990. Professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e do curso de audiovisual da UEA, ele já dirigiu os documentários “A Amazônia segundo Evangelista” (2012) e “Cine Metro” (2015). Atualmente, Soranz está coordenando uma pesquisa intitulada “Filmografia amazonense – análise dos filmes produzidos no Amazonas de 1960 a 1990″. O trabalho conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

“A publicação da coluna sobre o cinema no Amazonas será uma ótima oportunidade para divulgar para um público mais amplo resultados de pesquisas que geralmente têm ficado restritas a publicações e eventos no âmbito acadêmico, contribuindo assim para que parte importante da experiência cinematográfica no estado torne-se mais conhecida e que esteja disponível e acessível para que os jovens que se interessam por cinema aproximem-se de uma história ainda pouco divulgada”, declarou Soranz.

SEC-AMO Ato de Fazer Cinema

Com extensa experiência na área, Walter Fernandes Jr. terá uma coluna dedicada para abordar os processos de realização de um filme. Todas as etapas de pré, produção e pós serão exploradas em textos didáticos tanto para quem realiza quanto que apenas gosta de cinema possa entender como são feitas os curtas, médias e longas-metragens.

“Após trabalhar durante quase vinte anos no setor do audiovisual nas funções de diretor, assistente de direção, produtor e roteirista, sinto que tenho o dever de compartilhar a minha experiência e o conhecimento adquirido com a intenção de despertar o interesse do leitor do Cine Set para o processo artístico cinematográfico em todas as suas etapas e, com isso, motivar o surgimento de novos cineastas e estimular uma reflexão de como o audiovisual participa da nossa vida e da sociedade”, afirmou Walter.

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Tecnólogo em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, Walter Fernandes foi um dos curadores da última Mostra do Cinema Amazonense. Ele ainda ministrou a oficina de ‘Introdução à Direção Cinematográfica” organizada pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC-AM) e é um dos organizadores do cineclube do Casarão de Ideias.