A produção audiovisual feita por mulheres no Amazonas será o tema de roda de conversa promovida pelo Cine Set nesta quinta-feira (09). A atividade gratuita acontece a partir das 17h no Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, 279, no Centro de Manaus. O evento é uma das contrapartidas do livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção” contemplado no edital Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus.

O evento será conduzido pelo crítico do Cine Set e produtor cultural, Lucas Lopes Aflitos, ao lado de outro membro do site, Pâmela Eurídice, autora do livro. Os convidados especiais do evento também estão definidos: a produtora cultural Michelle Andrews (organizadora do cineclube Tudo Muda Após o Play!), a realizadora audiovisual Dheik Praia (diretora “Pranto Lunar”) e a jornalista e crítica de cinema Camilla Henriques.

“A proposta do encontro é trazer ao debate a atuação feminina no audiovisual amazonense. Colocando em pauta discussões em torno da produção em zonas periféricas, os desafios de ser mulher no mercado audiovisual e a importância de produzir na Amazônia sob o prisma de quem vivencia o dia-a-dia da produção local”, declara Pâmela Eurídice, crítica de cinema.

CINEMA FEMININO EM FOCO

Pâmela Eurídice lança o livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção” neste fim de 2021.

Escrito por Pamela Eurídice, a obra busca resgatar o trabalho das diretoras do cinema amazonense, sendo o foco as que estiveram em atividade nos últimos sete anos.

“Enquanto os dados da produção nacional apontam para uma ausência de diretoras não-brancas, o Amazonas segue na contramão, tendo como suas principais realizadoras mulheres pretas, pardas e indígenas. Dessa forma, colocou-se em pauta como as obras destas desmistificam o olhar que há sobre o norte e as mulheres atrás das câmeras

Pâmela Eurídice

integrante do Cine Set, Coletivo Elviras e Abraccine

Estruturado em cinco capítulos, o livro acompanha a história do cinema, trazendo um panorama geral de como as personagens femininas são projetadas seguido do histórico à atuação feminina no audiovisual amazonense. O público poderá ainda acompanhar entrevistas com as cineastas locais em atividade e as análises de suas produções.

Lançamento em Manaus está previsto até o fim do ano.

SERVIÇO

O QUÊ: Roda de Conversa sobre a Produção Audiovisual Feminina no Amazonas

QUANDO: 9 de Dezembro as 17h

ONDE: Casarão de Ideias – Rua Barroso, 279, Centro de Manaus

QUANTO: GRATUITO