O cineasta Vittorio Taviani, que, junto com seu irmão Paolo, assinou alguns dos grandes filmes do cinema italiano, morreu em Roma aos 88 anos, informou neste domingo (15) a imprensa, citando fontes familiares. O cineasta, doente há bastante tempo, realizou com seu irmão quinze longas-metragens, o mais famoso dos quais, ‘Pai Patrão’, Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1977.

“A morte de Vittorio Taviani é uma terrível perda para o cinema e a cultura italianos”, lamentou o atual presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Tavani nasceu em 20 de setembro de 1929 em San Miniato, na Toscana (centro da Itália) e era dois anos mais velho que seu irmão Paolo, com quem formou um dueto quase único na história da sétima arte. Fortemente inspirados pelo mestre do neo-realismo Roberto Rosselini, os dois irmãos, interessaram-se desde o início de suas carreiras, na década de 1960, por tratar de questões sociais.

Em 1986, os dois receberam o Leão de Ouro por sua trajetória no Festival de Veneza, pela singular e bem sucedida relação de trabalho. O último trabalho realizado em parceria com Paolo foi ‘Maravilhoso Boccaccio”, baseado no livro Decameron. Seu cinema atípico, marcado por um estilo muito literário, mistura história, psicanálise e poesia.

da Agência France Press