Profissão considerada das mais nobres, mas, sempre desvalorizada no Brasil, o professor teve o seu dia celebrado em 15 de outubro. Para homenageá-los, o Cine & Vídeo Tarumã exibe uma série de produções para mostrar a importância deste profissional para crianças e adolescentes. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Estrelado por Adrien Brody, “O Substituto” abre a programação nesta segunda-feira (16). O filme acompanha a história de Henry Barthes, um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vinculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

Na quarta-feira (18), é a vez de “A Professora do Jardim de Infância”. O longa mostra uma professora que descobre em um de seus alunos um imenso talento para a poesia. Encantada e inspirada, ela se dedica a incentivar e proteger o menino prodígio, que tem apenas cinco anos.

O documentário “Quando Sinto que já Sei”, de Antônio Sagrado, fecha a programação na sexta-feira (18). Com direção de Antônio Salgado, o filme trabalha para mostrar ao expectador diversas alternativas para a educação padrão das escolas públicas e privadas brasileiras. O projeto apresenta diversos educadores que experimentas com diversas formas de ensino e também traz o depoimento dos estudantes que participam destas formas diferenciadas.