O Cine&Vídeo Tarumã exibe, nesta semana, filmes com temáticas raciais em comemoração ao dia da Consciência Negra, celebrado todo 20 de novembro. As sessões gratuitas acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus da Ufam, zona centro-sul de Manaus.

Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Filme, “Selma” abre a programação nesta segunda-feira (16). Dirigido por Ava DuVernay, a produção mostra o pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo) nas históricas marchas pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

O drama etíope “Teza” será exibido na quarta-feira (18). O filme mostra o intelectual Anberber de volta à Etiópia, sua terra natal, após uma temporada estudando medicina na Alemanha. O objetivo dele é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. O país, no entanto, está sob o repressivo regime marxista de Mengistu Haile Mariam, e os cientistas são usados para os fins políticos do partido. Anberber não encontra refúgio contra a violência, e as memórias de sua infância não correspondem à realidade. Deslocado e impotente, precisa decidir se resiste ou se simplesmente tenta refazer sua vida.

Por fim, na quinta-feira (19), é a vez do brasileiro “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sergio Bianchi. Baseado na obra ‘Pai Contra Mãe’ de Machado de Assis, o filme uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.