Depois de ser adiado em setembro, o ciclo de filmes do diretor italiano Pier Paolo Pasolini está sendo exibido nesta semana no Cineclube Cinemartecultura. Programação gratuita segue até a próxima sexta-feira (3) com sessões sempre às 18h30 no Cine Teatro Guarany, localizado na Avenida Sete de Setembro, próximo ao Parque Jefferson Péres, no Centro de Manaus.

O destaque desta quarta-feira (1) será o clássico “Decameron”. Baseado nos eternos clássicos de Boccaccio – e o primeiro filme da Trilogia da Vida de Pasolini – produção traz as histórias de freiras devassas que realizam “milagres” sexuais, uma esposa traiçoeira com habilidade para negócios, um artista tuberculoso à beira da morte que tenta trapacear com o Céu, jovens amantes apanhados com as calças na mão, um criado que perde a cabeça por amor e um simplório fazendeiro que tenta transformar sua esposa numa égua.

Outro sucesso do diretor italiano, “Os Contos de Canterbury” terá exibição na quinta-feira (2). Baseado nos contos eróticos de Geoffrey Chaucer, escritos no século XIV, filme retrata uma celebração bem humorada do sexo, a partir de imagens mágicas e rústicas. Obra venceu o Urso de Ouro do Festival de Berlim em 1972.

Para fechar a semana, o cineclube programou “As Mil e uma Noites”. Penúltimo filme do mestre italiano, a trama centra-se no jovem inocente Mur-el-Din, que se apaixona pela escrava Zumurrud, a preferida de seu patrão. Quando ela é raptada, o jovem parte numa longa busca. Várias outras histórias são incluídas na narrativa – o conto do califa Harun e da rainha Zobeida, que fizeram amor sob o olhar pasmo dos soberanos do deserto; a história de Aziza e Aziz com seu romance maldito; entre outras.