Celebrando o cinema nacional, o Cine Vídeo Tarumã apresenta uma seleção com sucessos de 2017 que merecem ser revistos. As exibições são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Na segunda-feira, dia 2, o filme escolhido é ‘Bingo’. O longa é uma cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo exibido pelo SBT durante a década de 1980. O protagonista, interpretado por Vladimir Brichta, alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.

Na quarta-feira é a vez de ‘Pendular’, da diretora Júlia Murat. A obra retrata a relação entre um casal casal de artistas contemporâneos que observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.

Encerrando a semana, ‘Corpo Elétrico’ é exibido na sexta-feira. O filme acompanha Elias (Kelner Macêdo), um assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.

com informações de assessoria