A África será o tema do Cine&Vídeo Tarumã nesta semana. Três filmes produzidos no continente serão exibidos em sessões gratuitas sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Timbuktu” abre a programação nesta segunda-feira (29). A produção da Mauritânia mostra o país a região mergulhada em silêncio, portas fechadas e ruas desertas. Extremistas religiosos espalham o terror pela região. Longe do caos, nas dunas, Kidane leva uma vida tranquila com a mulher e sua a filha. A tranquilidade acaba quando ele mata um homem acidentalmente.

Na quarta-feira (2) será a vez da exibição de “Njinga – Rainha de Angola”, do diretor Sérgio Graciano. O filme traz a história da personagem-título, uma guerreira africana, que durante quarenta anos lutou pela independência dos reinos de Ndongo e Matamba ao longo do século 17. Após vários anos de incursões portuguesas para captura de escravos, Njinga conseguiu negociar um tratado de termos iguais, chegando a converter-se ao cristianismo de forma a fortalecer a confiança entre os dois povos. Determinada a proteger os seus, ajudou a reinserir antigos escravos e formou uma economia que não dependia do tráfico de pessoas.

A programação chega ao fim com a animação “Kiriku – Os Homens e As Mulheres”, na sexta-feira (4). Dirigido por Michel Ocelot, o filme mostra o personagem-título desde sua infância em que ajuda sua aldeia e soluciona muitos problemas sempre com agilidade, coragem e inteligência.