Vamos para mais uma rodada de projetos do cinema amazonense para 2015. Reunimos agora quatro importantes curtas-metragens de figuras conhecidas do setor do audiovisual estadual capazes de despertar a atenção do público neste ano.

george augusto breno pereira cinema amazonas

George Augusto & Bruno Pereira

Após percorrer o Brasil em diversos festivais com o curta-metragem “Lembranças do Amanhã”, a dupla George Augusto & Bruno Pereira prepara o lançamento de dois filmes para 2015. A ficção “Tua Tafarinha” traz a aventura de dois garotos amazonenses para montar um campinho de futebol na comunidade onde moram durante o período da Copa do Mundo. Já o documentário “Singeleza” mostra o trabalho do senhor Camilo Assunção, que leva cidadania e cultura através da música para jovens da periferia no bairro Nova Floresta, Zona Norte de Manaus. Todos estão gravados e sendo finalizados.

Para serem rodados em 2015, George Augusto & Bruno Pereira preparam as ficções “Mari” e “O Mangará de Kátia Saleyna”. “Queremos que os curtas-metragens tenham uma carreira como a do ‘Lembranças do Amanhã’, que rodou dez festivais pelo Brasil. Ainda não sentei com o George para definirmos se os curtas terão um lançamento oficial por aqui, pois nosso foco são os festivais nacionais e de outros países”, afirma Bruno.

Oficinas de cinema para ribeirinhos estão também no foco da dupla. “Fizemos o projeto piloto no lago Janauari em Iranduba com bastante sucesso e apego na comunidade. Nos festivais em que participamos em Salvador e Rio de Janeiro, a proposta acabou sendo bem elogiada pelos participantes”, afirmou Bruno Pereira.

márcio nascimento cinema amazonas

Márcio Nascimento

O realizador audiovisual Márcio Nascimento prepara o lançamento de dois curtas-metragens para 2015. O primeiro a chegar às telas será “Graduação”, previsto para estrear em março. Segundo o diretor, será um filme de terror com suspense sobre uma senhora dona de um pequeno brechó que recebe a visita de uma cliente inesperada. Projeto conta com a presença da atriz Jessy Garcia (“Memórias dos Esquecidos” e “Histeria”) e teve filmagens realizadas em 2014 na zona Norte de Manaus.

Com o apoio da Casa do Cinema, o curta-metragem “Brechó” começou a ser rodado no dia 29 de janeiro no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. Filme faz parte do 2º concurso de roteiros do Amazon Sat. “A ideia era gravá-lo em 2014, porém, com a Copa do Mundo e as eleições, tivemos que adiar para esse começo de 2015”, afirma Márcio Nascimento. Ainda não há data de previsão para o lançamento do filme.

Márcio Nascimento começou a carreira no audiovisual amazonense em 2009 na área de maquiagem e já trabalhou em projetos como “Cuspe” e “CIA SAI Manoa”. Desde 2010, ele atua como instrutor de cinema do Projeto Jovem Cidadão.

rafael ramos artrupe cinema amazonas

Rafael Ramos

Vencedor do prêmio de Melhor Diretor no Amazonas Film Festival 2012 pelo curta “A Segunda Balada”, Rafael Ramos retornou ao cinema em 2014 com “A Menina do Guarda-Chuva”. Para este ano, ele comanda o road movie “E Se Essa Estrada Não Levar a Lugar Nenhum?”.

Projeto começou a ser executado no fim de 2014 e traz Jéssica Amorim, Danilo Reis e Diego Bauer no elenco. “E Se Essa Estrada Não Levar a Lugar Nenhum?” vai contar a história de um rapaz que está com vontade de sair de Manaus e conhece um grupo que está prestes a pegar a estrada. Ainda não há data para o lançamento do curta, porém, a expectativa é que filme fique pronto no primeiro semestre de 2015.

Em entrevista para o Cine Set em dezembro do ano passado, Rafael Ramos informou que o filme terá influência de sucessos como “Paris, Texas”, “O Céu de Suely”, “Diários de Motocicleta” e “Easy Rider”.