O cinema produzido no Amazonas será tema do primeiro evento do Cine Set em 2016. O debate intitulado ‘Cinema no Amazonas: Ontem, Hoje e Amanhã’ acontece neste sábado (9) a partir das 19h no espaço Thiago de Mello, na Livraria Saraiva, dentro do Manauara Shopping. A entrada é gratuita. Os diretores Daniel Tavares, Flávia Abtibol, Sérgio Andrade e Roberto Kahane participam da discussão aberta para a participação do público.

Editor-chefe do Cine Set, o jornalista Caio Pimenta considera que o evento pretende ser uma porta de entrada para quem não conhece a produção local, além de estimular o diálogo entre a própria classe do audiovisual. “Fazer este evento gratuito em um espaço como a Saraiva, dentro de um shopping, permite com que muita gente que mal sabe sobre o cenário amazonense de cinema possa entrar em contato com os artistas e, quem sabe, se interessar pelos curtas e longas produzidos na região. Acredito que o Cine Set possa ajudar a fazer este ‘meio de campo’ entre o público e quem faz o audiovisual na cidade”, declarou.

Quanto aos convidados, Caio explica se tratar de uma escolha visando abranger os mais diversos pensamentos e épocas da produção amazonense. “O Kahane traz a experiência de um profissional há mais de 30, 40 anos fazendo cinema na região, enquanto o Sérgio Andrade chega com uma carreira sólida de longas e passagens em importantes festivais ao redor do mundo. Já a Flávia traz a visão feminina e a participação das mulheres que cresceu muito nos filmes daqui nestes anos 2000. E o Daniel vem de uma nova geração, formado em um período de consolidação do acesso mais rápido aos recursos audiovisuais e com a formação acadêmica da UEA. Esse panorama é que queremos oferecer ao público”, disse.

Cada convidado terá entre a 10 a 15 minutos para falar e, em seguida, o público poderá fazer perguntas para os diretores. A mediação do debate será feita pelo jornalista e crítico de cinema do Cine Set, Lucas Jardim.

CONHEÇA OS PARTICIPANTES:

Daniel Tavares: estudou no curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas  e realizador do curta-metragem “Em Si”, integrante da I Mostra do Cinema Amazonense.

Flávia Abtibol: diretora do curta-metragem “Strip Solidão”, projeto ganhador do prêmio de roteiro do Amazonas Film Festival e com passagens pelo Festival de Tiradentes, Toronto Independent Film Festival e Clermont-Ferrand Short Film Market. Ainda conta no currículo com “Cinema aleatório” e videoclipes da cantora paraense Gabi Amarantos.

Roberto Kahane: representante da geração cineclubista dos anos 1960 no Amazonas e diretor do filmes “O fim de um pioneiro” sobre a vida e a morte de Silvino Santos e “Como Cansa Ser Romano nos Trópicos”, além do documentário “Teatro Amazonas”.

Sérgio Andrade: diretor dos curtas-metragens “Cachoeira”, “Criminosos” e “Um Rio Entre Nós”, todos premiados no Amazonas Film Festival. Comandou dois longas-metragens: “A Floresta de Jonathas” e “Antes o Tempo Não Acabava”, sendo este último integrante da Mostra Panorama do Festival de Berlim.

SERVIÇO

O QUÊ: Cinema no Amazonas: Ontem, Hoje e Amanhã

QUANDO: Sábado, 9 de Julho

HORÁRIO: 19h

CONVIDADOS: Daniel Tavares, Flávia Abtibol, Roberto Kahané e Sérgio Andrade

ENTRADA GRATUITA