Com atividades suspensas desde 19 de março, os cinemas de Manaus estão autorizados a reabrirem as portas a partir do próximo dia 6 de julho. Isso, porém, não vai acontecer nos complexos localizados nos shoppings da cidade: todas as sete redes em atividade – Centerplex, Cinépolis, Cine Araújo, Cinemark, Kinoplex, Playarte e UCI – decidiram por continuar a paralisação. Os fatores incluem desde a readaptação das normas sanitárias até a falta de novos lançamentos.

Nesta reportagem exclusiva, o Cine Set apresenta como está a situação de cada complexo e quando se estima que tudo poderá voltar ao normal.  

A RETOMADA

Com a redução dos números de casos e óbitos em Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima, estabeleceu um calendário de retomada das atividades econômicas para a capital.

Dividido em quatro ciclos, o último deles está previsto para o dia 6 de julho e inclui a reabertura dos cinemas. Pelo decreto estadual, as salas terão capacidade de funcionamento autorizada de até 50% do local. 

Vale sempre lembrar: o retorno dos cinemas em Manaus será feito bem antes em comparação ao que ocorreu nos países europeus mais atingidos pela COVID-19.

A POSIÇÃO DE CADA CINEMA

O Cinépolis possui o maior número de salas de todos os complexos em Manaus: são 26 ao todo.

Todos os três complexos não abrirão nesta segunda-feira. Segundo as assessorias do Manaus Plaza Shopping e do Shopping Ponta Negra, o retorno das atividades está prevista para acontecer em julho em data a ser definida. Já o Millenium Shopping não informou uma previsão para a retomada.

Quanto à possibilidade de implantação de um drive-in na área de estacionamento, a assessoria do shopping informou que o Millenium e o Cinépolis não possuem perspectiva de fazer nem estão programados para uma iniciativa do tipo.

Primeira rede de cinemas multiplexs nos shoppings de Manaus em funcionamento desde os anos 1990, a Kinoplex conta com cinco salas no Amazonas Shopping.

A empresa foi consultada por duas vezes pelo Cine Set e não respondeu as solicitações, informando “que ainda não é hora de falar sobre esse assunto. Seguimos acompanhando as notícias, conversando com as autoridades, estudando e nos preparando. Estaremos com tudo pronto quando for a hora de reabrir as salas de cinema. Estamos trabalhando para receber nosso público de volta com o máximo de segurança e bem-estar”.

Já a assessoria do Amazonas Shopping informou que a reabertura do cinema está prevista para 30 de julho.

Com oito salas no Sumaúma Park Shopping, localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus, a rede UCI ainda não tem data de retorno das sessões. Em comunicado enviado ao Cine Set, a empresa informou que o foco está na readequação para obedecer as normas sanitárias.

“Estamos implementando todas as medidas cabíveis, com o objetivo de preservar não apenas nossos clientes e colaboradores, mas também da coletividade de forma mais ampla. Toda a equipe da Rede UCI está focada para reabrir os cinemas com a maior segurança possível, visando oferecer um ambiente saudável e agradável a todos. Diante de um quadro de mudanças constantes no Brasil e no mundo, reforçamos nosso compromisso de retomar gradativamente as atividades das 203 salas UCI de acordo com as adequações do isolamento social em cada praça que está presente”.

Segunda quinzena de agosto.

Esta é a previsão para retomada das atividades do Cine Araújo, complexo com cinco salas localizado no Shopping Via Norte. Representante do setor administrativo da rede, Ana Paula Trindade, explicou que a falta de novos filmes para as próximas semanas impede a reabertura.

“Não pretendemos voltar com filmes antigos; não faz parte da forma como trabalhamos. Será um julho perdido e vamos esperar agosto para voltar”, disse. Segundo ela, todos os contratos dos funcionários de Manaus foram suspensos, exceto do gerente; a estimativa é que eles sejam recontrados com a retomada.

Por fim, Ana Paula garante que todos os procedimentos sanitários serão seguidos na volta do Cine Araújo. “O uso de máscaras serão obrigatórias, as salas estarão com menos assentos disponíveis para compra, teremos álcool em gel e EPI´s para os funcionários”.

O Playarte do Manauara Shopping não retorna em julho. Esta é a informação do gerente de programação da empresa paulistana, Wilton Lino Sales.

Segundo Wilton, o principal motivo da decisão está relacionada à falta de estreias para este mês. “A previsão é que o cinema seja reaberto no dia 13 de agosto“, afirmou ao Cine Set. A data corresponde justamente à data prevista para o lançamento de “Tenet”, novo e aguardado filme do diretor Christopher Nolan (“Dunkirk“).

Com 10 salas, a inauguração do Playarte aconteceu em dezembro de 2009 e possui capacidade total para 1.947 espectadores.

O Studio 5 não terá ainda a principal atração de entretenimento no shopping: as oito salas do Cinemark continuarão fechadas por tempo indeterminado.

A Cinemark não vai se pronunciar sobre o assunto no momento, mas já podemos informar que o complexo de Manaus não vai reabrir agora”, informou a rede em mensagem encaminhada ao Cine Set.

Dona da única sala de cinema em 4D de Manaus, a rede Centerplex optou por não responder os questionamentos do Cine Set.

Segundo a empresa, as informações sobre a reabertura do complexo localizado no Shopping Grande Circular, o único cinema da Zona Leste de Manaus, e da possibildade de implantação de drive-in na cidade, como acontece no interior de São Paulo, serão informados no site oficial da Centerplex.

Até a publicação desta reportagem, ainda não há qualquer notícia sobre a retomada das sessões para esta segunda-feira. 

Formas de voltar para casa em ‘A Migração Silenciosa’ e ‘Retorno a Seul’

Há um filme do amazonense Rafael Ramos chamado “Formas de Voltar Para Casa” que explora de forma reflexiva, melancólica e catártica — dado as sensações pós-sessão — as maneiras como podemos retornar ao que consideramos casa. Pensei muito nele enquanto, em momentos...

A retomada da Película em meio ao marasmo do Digital 

O filme é bem filmado. Tem cara de cinema. Tem jeito de cinema. Tudo parece estar no lugar certo. Mas alguma coisa te incomoda. Alguma coisa na tela. Difícil dizer o quê. Mas algo na imagem parece despertar uma reação alérgica em você. Um quê de artificialidade,...

‘Pobres Criaturas’ e a falsa percepção de excesso de sexo no cinema

Dois eventos recentemente me fizeram pensar em sexo, caro leitor... Sexo no cinema. Primeiro, fui assistir a Pobres Criaturas no cinema e notei uma ocorrência curiosa durante o filme. Em breve voltarei a isso. Segundo... Recentemente, o ex-Superman do cinema, o ator...

A transcendência do Carnaval em dois filmes brasileiros

Quem me vê sempre parado, distanteGarante que eu não sei sambarTô me guardando pra quando o carnaval chegar  (“Quando o Carnaval Chegar”, Chico Buarque, 1972) A maior festa popular do Brasil não é nenhuma estranha ao nosso cinema. Lá está o Carnaval, por exemplo, nas...

‘Assassinos da Lua das Flores’ e a manutenção da lógica cruel da branquitude

Reservation Dogs e Assassinos da Lua das Flores são duas obras contemporâneas produzidas pela indústria cultural do audiovisual estadunidense. A primeira é uma série de três temporadas iniciada em 2021, disponível no Star+, e o segundo é um filme de Hollywood. A...

‘Vudu Delivery’ promete satirizar o ódio dos tempos atuais

Começo da noite, final da tarde, fui representando o Cine Set para um casarão próximo da Estação São Paulo–Morumbi onde estavam acontecendo as gravações finais da comédia, “Vudu Delivery”, novo filme do cineasta Alain Fresnot (de “Desmundo” e “Ed Mort”). A missão era...

Um outro olhar sobre ‘A Estratégia da Fome’, de Walter Fernandes Jr.

O último festival Olhar do Norte, em agosto, trouxe alguma justiça para um dos filmes amazonenses mais interessantes dos últimos anos: A Estratégia da Fome, do cineasta Walter Fernandes Jr. Alguma justiça porque a única avaliação artística da obra até aqui havia sido...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 20 Melhor Filme de Ficção – Parte 1

De "Orfeu" a "Aquarius", Caio Pimenta traz a primeira parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/nQH8VT8ZXZg 22. ORFEU O Cacá Diegues pode ser um gigante do nosso cinema, responsável por clássicos,...

Uma Conversa com a Equipe da Minissérie ‘Amor e Morte’, da HBO 

A fórmula parece irresistível: um dos grandes produtores da história da TV norte-americana, David E. Kelley (“Ally McBeal”, “Big Little Lies”), a grife HBO (ou Max, agora) e uma história de um crime que realmente aconteceu. “Amor e Morte” chegou sob grande...

‘Bem-Vindos De Novo’ e as separações de famílias em busca do ideal da vida próspera

Laços familiares não são tão fáceis de lidar como aparenta ser; há muitas camadas e complexidades que estão para além do elo e do sangue. Os sentimentos envolvidos são muitos e todos se condensam nessa liquidificação que a vida nos coloca. Então, quando acontece uma...