James Cameron deu início, nesta segunda-feira (26), às filmagens das quatro continuações de “Avatar”. O premiado diretor irá fazer todas as sequências ao mesmo tempo. Para voltar a fazer história, o cineasta terá um “modesto” orçamento da Fox: US$ 1 bilhão. As informações são do site Deadline.

As continuações contam com o retorno do elenco original, entre elas, as estrelas Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver e Stephen Lang. O procedimento de filmar tudo ao mesmo tempo não é inédito em Hollywood: no começo dos anos 2000, Peter Jackson fez a trilogia “O Senhor dos Anéis” simultaneamente.

Ganhador de três Oscars, “Avatar” trazia a história de Jake Sully (Sam Worthington), soldado que ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na’Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

“Avatar 2” está previsto para chegar aos cinemas no dia 18 de dezembro de 2020. Já o terceiro chega em 17 de dezembro de 2021, o quarto no dia 20 de dezembro de 2024 e, finalmente, o quinto longa estreia em 19 de dezembro de 2025.