“Namastê”, o quarto episódio da quinta temporada de Better Call Saul, se inicia com Jimmy num antiquário, à procura de algum item. Ele testa o peso de diversos objetos: uma pequena TV, uma panela, um Buda sorridente… Até que escolhe um que parece pesado o suficiente.

O significado dessa abertura só ficará claro ao final do episódio, mas ela tem tudo a ver com a luta de Jimmy, e dos demais personagens, nesta temporada. Jimmy, ao se redefinir como Saul, deseja assegurar seu status como figura independente. Kim também deseja o mesmo. Por isso, neste episódio ambos chegam a momentos de definição: Jimmy vai almoçar com Howard, que retorna à série com uma oferta de trabalho na HHM; e Kim decide que precisa fazer alguma coisa a respeito do senhor que se recusa a abandonar seu terreno, entravando as intenções da grande empresa Mesa Verde.

LEIA TAMBÉM: Crítica: “Better Call Saul” – Episódios 5×01, 5×02 e 5×03

Ser independente de verdade tem um custo – como sabemos o destino de Saul, que se apresenta para Howard como “a última linha de defesa para o cara pequeno”, a oferta de Howard adquire até um aspecto dramático e trágico. Mas o nosso protagonista não quer ter mais nada a ver com sua vida passada nem com o universo que foi criado por seu irmão. Já a Kim se alia com a persona do Saul em nome de um fim, aparentemente, nobre: ajudar aquele “cara pequeno”. Vamos ver, nos próximos episódios, como essa aliança vai se desenvolver…

GUS E MIKE SURPREENDEM

Incrivelmente, Gus é outro personagem que sofre os efeitos da pressão de forças maiores. Ele também está em busca de sua independência, por isso sofre na tensa sequência em que Hank e Steve interceptam seu dinheiro numa transação. Em busca de controle – não é o que todos querem? – o nervoso Gus acaba atormentando um “cara pequeno”, o rapaz que trabalha para ele no restaurante dos Pollos Hermanos, obrigando-o a lavar a grelha várias vezes.

E a trama do Mike toma um rumo que realmente não esperávamos, o que prova a capacidade da série em nos surpreender mesmo quando já conhecemos os destinos de alguns dos personagens. “Namastê” é mais um ótimo episódio de Better Call Saul, com humor, tensão e grandes momentos entre os personagens. É impressionante a facilidade com que Dean Norris e Steven Michael Quezada voltaram aos seus personagens desde a época de Breaking Bad.  É sensacional a cena da confusão com o jurado que Jimmy apronta no tribunal. E visualmente, se destaca a sequência noturna no deserto, entrecortada com as cenas de Gus no Pollos Hermanos – a tensão é construída pela montagem alternada, pelo som e pelas atuações.

Temos um episódio de preparação de terreno para novos desenvolvimentos. Mas um que não esquece que o brilhantismo da série muitas vezes está nos detalhes.

CRÍTICA | ‘Casa do Dragão’ 2×05: chegou a vez do time Rhaenyra

Chegamos à metade da segunda temporada de “Casa do Dragão”. E aqui temos uma virada interessante sobre a forma como a narrativa vem sendo contada. Se antes passamos muito tempo em Porto Real, observando os Verdes, agora começamos a acompanhar melhor o movimento dos...

CRÍTICA | ‘Casa do Dragão’ 2X04: a batalha entre motivações e o peso das atitudes

Para aqueles que queriam um episódio com dragões e batalhas, foi isso que “The Red Dragon and the Gold” nos entregou, com direito a discussões em alto valiriano, devaneios, espelhamentos entre Negros e Verdes e a perda de uma personagem querida pelo público. Acredito...

CRÍTICA | ‘A Casa do Dragão’ 2×03: entre fragilidades e caminhos tortuosos

Chegamos ao terceiro episódio da segunda temporada, mas a sensação é de estarmos andando em círculos e de volta ao ponto em que terminou a última temporada. Isso acontece porque o roteiro ainda quer apresentar os lados do conflito e, nesse caminho, perde toda a...

CRÍTICA | ‘A Casa do Dragão’ 2×02: entre espelhamentos e as consequências de Otto e Daemon

Duas coisas se destacam no segundo episódio desta temporada de “A Casa do Dragão”: o luto e as consequências de escolhas. Enquanto no episódio anterior acompanhou-se o luto de Rhaenyra (Emma D’Arcy) e a forma como a filha de Viserys lidou diretamente com a perda do...

Crítica | ‘Bridgerton’ 3ª Temporada – Parte 2: Polin dá espaço para a centralidade feminina

Querido e gentil leitor, chegamos ao fim da era Polin.  Preciso compartilhar que uma mescla de sentimentos me assolam neste momento. Me sinto feliz por ter visto Penélope sair do casulo e assumir seu lugar como borboleta, enganada pelas poucas cenas Polin nesse...

Crítica | ‘Bridgerton’ 3ª Temporada – Parte 1: a crença de que podemos viver uma história de amor

Querido e gentil leitor,  Ouvi essa semana que é difícil para um crítico escrever sobre o que ele ama. Meu teste de fogo será trazer para vocês a análise da primeira parte da terceira temporada de “Bridgerton”. Estamos na era Polin, ship de Penelope e Colin, e esta...

‘Bebê Rena’: a desconcertante série da Netflix merece todo sucesso inesperado

E eis que, do nada, a minissérie britânica Bebê Rena se tornou um daqueles fenômenos instantâneos que, de vez em quando, surgem na Netflix: no momento em que esta crítica é publicada, ela é a série mais assistida do serviço de streaming no Brasil e em diversos países,...

‘Ripley’: série faz adaptação mais fiel ao best-seller

Vez por outra, o cinema – ou agora, o streaming – retoma um fascínio pela maior criação da escritora norte-americana Patricia Highsmith (1921-1995), o psicopata sedutor Tom Ripley. A “Riplíada”, a série de cinco livros que a autora escreveu com o personagem, já...

‘O Problema dos 3 Corpos’: Netflix prova estar longe do nível HBO em série apressada

Independente de como você se sinta a respeito do final de Game of Thrones, uma coisa podemos dizer: a dupla de produtores/roteiristas David Benioff e D. B. Weiss merece respeito por ter conseguido transformar um trabalho claramente de amor - a adaptação da série...

‘True Detective: Terra Noturna’: a necessária reinvenção da série

Uma maldição paira sobre True Detective, a antologia de suspense policial da HBO: trata-se da praga da primeira temporada, aquela estrelada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson, e criada pelo roteirista/produtor Nic Pizzolato. Os grandiosos oito episódios...