“Beckett” é um filme de suspense e ação, lançado recentemente na Netflix. Acompanhamos a história do personagem que dá título à obra durante sua viagem de férias pela Grécia junto à esposa. Após um trágico acidente de carro, Beckett (John David Washington) se vê envolvido em uma trama da qual sabe quase nada, mas que coloca sua vida em risco.

Disponível na Netflix, “Beckett” funciona mais na ação do que no suspense. É na adrenalina da qual o protagonista parece se utilizar para desenvolver seus feitos durante a obra, que encontramos a melhor experiência. Digo “feitos” porque o filme não parece nada disposto a impor um limite a seu personagem principal: Beckett consegue sobreviver há um enorme salto, utilizar um braço quebrado no acidente e outro que sofre um tiro de raspão, sobreviver a facadas e continuar correndo.

Essas sequências de ação nos envolvem, a distância para uma verossimilhança não é incômoda, embora em alguns momentos seja engraçado perceber como é impossível uma pessoa realizar as ações do protagonista. É louvável, nesse sentido, que a direção de Ferdinando Cito Filomarino e a atuação de John David Washington consigam nos amparar nos momentos de sobriedade de “Beckett”, trazendo um personagem mais tangível e sensível, passando por um momento de luto, para logo depois no inserir nas mencionada cenas de ação.

A luta de Beckett para sobreviver a perseguição, inclusive, se inicia logo após um breve pensamento suicida que acomete o personagem. É como se embarcássemos em uma zona mais fantasiosa realmente, onde o protagonista, ao precisar lidar com seus traumas, expandisse seus limites físicos.

TRAMA POLÍTICA NÃO CONVENCE

O suspense na trama, entretanto, deixa a desejar. É possível dizer que “Beckett” possui um mistério mais do que um suspense. Há algo que, aos poucos, descobrimos junto ao protagonista. Mas, ao precisar de um arcabouço narrativo mais profundo para desenvolver esse mistério (envolto em tramas policiais e políticas), o filme se perde.

Ao meu ver, não seria tão estranho se a obra optasse por uma abordagem mais sucinta sobre seu pano de fundo. Não desenvolvemos um interesse genuíno pela situação política pela qual passa a Grécia da obra ou pelas ativistas que ajudam o personagem principal em certo momento. A crítica ao imperialismo estadunidense então passa longe de empolgar ou se desenvolver de forma apropriada.

Durante todo filme, acompanhamos um Beckett perdido, quase sempre em plano aberto, pequeno em tela. Ele quer escapar mais englobado por aquela situação. Não faz sentido ao término da obra colocá-lo como um agente protagonista daquele momento político do qual ele sabe (e aparentemente se interessa) pouco. Sua jornada de redenção – redenção da sua culpa e do seu luto – poderia buscar outros caminhos para ser finalizada.

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...

‘Origin’: narrativa forte em contraste com conceitos acadêmicos

“Origin” toca em dois pontos que me tangenciam: pesquisa acadêmica e a questão de raça. Ava Duvernay, que assina direção e o roteiro, é uma cineasta ambiciosa, rigorosa e que não deixa de ser didática em seus projetos. Entendo que ela toma esse caminho porque discutir...

‘Instinto Materno”: thriller sem brilho joga no seguro

Enquanto a projeção de “Instinto Materno” se desenrolava na sessão de 21h25 de uma segunda-feira na Tijuca, a mente se esforçava para lembrar da trama de “Uma Família Feliz”, visto há menos de sete dias. Os detalhes das reviravoltas rocambolescas já ficaram para trás....

‘Caminhos Tortos’: o cinema pós-Podres de Ricos

Cravar que momento x ou y foi divisor de águas na história do cinema parece um convite à hipérbole. Quando esse acontecimento tem menos de uma década, soa precoce demais. Mas talvez não seja um exagero dizer que Podres de Ricos (2018), de Jon M. Chu, mudou alguma...

‘Saudosa Maloca’: divertida crônica social sobre um artista boêmio

Não deixa de ser interessante que neste início da sua carreira como diretor, Pedro Serrano tenha estabelecido um forte laço afetivo com o icônico sambista paulista, Adoniram Barbosa. Afinal, o sambista deixou a sua marca no samba nacional dos anos 1950 e 1960 ao...

‘Godzilla e Kong – O Novo Império’: clima de fim de feira em filme nada inspirado

No momento em que escrevo esta crítica, caro leitor, ainda não consegui ver Godzilla Minus One, a produção japonesa recente com o monstro mais icônico do cinema, que foi aclamada e até ganhou o Oscar de efeitos visuais. Mas assisti a este Godzilla e Kong: O Novo...

‘Uma Família Feliz’: suspense à procura de ideias firmes

José Eduardo Belmonte ataca novamente. Depois do detetivesco – e fraco – "As Verdades", ele segue se enveredando pelas artimanhas do cinema de gênero – desta vez, o thriller domiciliar.  A trama de "Uma Família Feliz" – dolorosamente óbvio na ironia do seu título –...