“Nós fazemos escolhas, e elas nos colocam num caminho. Às vezes elas são pequenas, e ainda assim nos colocam no caminho”, diz Mike numa cena deste nono episódio da quinta temporada de Better Call Saul, “Estradas de Más Escolhas”.

Mike e Jimmy saem do deserto no começo deste episódio – a abertura, com a tela dividida (Split-screen) na qual podemos ver Jimmy e Kim ao mesmo tempo, remete à abertura de um episódio da temporada passada que mostrava a rotina dos dois. Até a canção que toca é a mesma, numa versão diferente. As escolhas pequenas e grandes que Jimmy toma depois da sua odisseia no deserto levam a um clima de tensão entre ele e Kim. Ele diz que o carro dele apenas quebrou… Mas ela encontra a garrafinha de estimação dele dentro da mala dele, com um buraco de bala…

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA 5X01 e 02

É a mesma história que Jimmy, como Saul, o advogado, conta a seu cliente Lalo, após enfim pagar a fiança de 7 milhões de dólares. É o plano de Gus funcionando à exatidão, e por alguns minutos sentimos estar vendo a despedida de Tony Dalton da série. Lalo se vê forçado a desaparecer, e vemos até ele se despedir de Hector. E o clima de tensão vai se acumulando…

TENSÃO COMPLETA

Mas estamos falando de Better Call Saul aqui, então os roteiristas raramente fazem o que esperamos. Os planos quase nunca saem tal como esperado. Lalo é esperto e começa a investigar, levando a uma confrontação final com Saul e Kim no apartamento deles. Breaking Bad teve muitos momentos de tensão; já Better Call Saul, devido à sua natureza diferente, poucas vezes se mostrou realmente tensa. Mas neste episódio… Os minutos finais são de ficar na ponta da cadeira, enquanto vemos uma situação crítica conduzida por um trio de atores em estado de graça: Bob Odenkirk atrapalhado, mas sem abandonar a mentira; Dalton aumentando o nível de ameaça como se girasse um botão interior; e Rhea Seehorn assumindo a dianteira da situação e provando, mais uma vez, que merece e precisa ser lembrada na próxima temporada de premiações da TV norte-americana.

LEIA TAMBÉM: CRÍTICA 5X03, 04, 05, 06, 07 e 08

Esse é ápice do episódio, mas há várias outras cenas incríveis. É impossível não dar uma risada quando Saul leva os 7 milhões à escriturária, ou sentir a frieza de Gus quando este se recusa a deixar o seu valioso “recurso”, Nacho, ir. A angústia de Jimmy ilustrada ao ouvir suco sendo preparado num espremedor é outro grande momento visual e sonoro da série, precisamente construído.

E o final do episódio promete mais tensão no próximo para todos os envolvidos, já que estamos chegando ao final da temporada. É quando iremos sentir o peso das escolhas, pequenas e grandes…

‘O Legado de Júpiter’: Netflix perde o bonde para ‘The Boys’

Levando em conta todo o conteúdo de super-heróis disponível hoje no terreno das séries de TV e streaming – e é bastante – ainda há muito espaço para o heroísmo, digamos, tradicional: embora brinquem com formatos e gêneros e adicionem algumas complexidades aqui e ali,...

‘Them’: ecos de ‘Poltergeist’ em incômoda série sobre racismo

No começo da década de 1980, Steven Spielberg e Tobe Hooper lançaram Poltergeist: O Fenômeno (1982), que acabaria se tornando um pequeno clássico do terror ao mostrar uma típica família norte-americana de um subúrbio californiano aparentemente perfeito enfrentando...

‘Falcão e o Soldado Invernal’: legado do Capitão América vira dilema da própria Marvel

ATENÇÃO: O texto a seguir possui SPOILERS de “Vingadores: Ultimato”. Histórias de super-heróis de quadrinhos são, por definição, otimistas. Por terem sido orginalmente criadas como fantasias infanto-juvenis, o otimismo faz parte de seu DNA: há um herói, há um vilão, o...

‘Os Irregulares de Baker Street’: Sherlock mal tratado em série péssima da Netflix

Sim, lá vamos nós para mais uma adaptação das obras de Arthur Conan Doyle. A Netflix, por exemplo, mantém uma linha de produção na qual não aborda exatamente a figura de Sherlock Holmes, mas sim, personagens ligados a ele. Após o sucesso de ‘Enola Holmes’ é a vez dos...

‘Small Axe: Educação’: ensino como instrumento de luta racial

Chegamos ao último episódio de “Small Axe”, série antológica dirigida por Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”). Intitulado “Educação”, o capítulo final narra um conto infantil carregado de incompreensões, racismo e a luta por uma educação inclusiva. O diretor, que...

‘Small Axe: ‘Alex Wheatle’: quando se encontra o senso de pertencimento

Duas coisas se destacam em “Alex Wheatle”, quarto episódio da série antológica “Small Axe”: a construção visual e o protagonista. Ao longo das semanas, tenho destacado o trabalho do diretor de fotografia Shabier Kirchner. Seja por sua câmera sensível em “Os Nove do...

‘Small Axe: Vermelho, Branco e Azul’: Boyega contra o racismo policial inglês

Em “Small Axe”, chegamos à semana do episódio que rendeu a John Boyega o Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme. Intitulado “Vermelho, Branco e Azul”, justamente as cores presentes na bandeira do Reino Unido, acompanhamos a saga de Leroy Logan...

‘Por Trás dos Seus Olhos’: imperdível thriller psicológico eletrizante

O quão longe você iria para ter o amor de alguém? Existem escrúpulos na busca pela vida perfeita com quem se ama? Esses são alguns questionamentos levantados pela minissérie da Netflix ‘Por trás de seus olhos’. Baseada no romance homônimo de Sarah Pinborough, a...

‘Os Últimos Dias de Gilda’: alegoria das sementes do ódio brasileiro

Se Jean-Paul Sartre já dizia que o inferno são os outros, imagina o que ele diria se ele fosse mulher e vivesse no subúrbio do Rio de Janeiro. "Os Últimos Dias de Gilda", nova minissérie da Globoplay exibida no Festival de Berlim deste ano, dá pungentes contornos a um...

‘Small Axe: Lovers Rock’: experiência sensorial em trama irregular

Tomando como referência o episódio anterior, considero essa segunda história de “Small Axe” um ponto fora da curva. A direção permanece impecável e, mais uma vez, a ambientação é o grande destaque da narrativa. No entanto, “Lovers Rock” carece de uma história mais...