“Nós fazemos escolhas, e elas nos colocam num caminho. Às vezes elas são pequenas, e ainda assim nos colocam no caminho”, diz Mike numa cena deste nono episódio da quinta temporada de Better Call Saul, “Estradas de Más Escolhas”.

Mike e Jimmy saem do deserto no começo deste episódio – a abertura, com a tela dividida (Split-screen) na qual podemos ver Jimmy e Kim ao mesmo tempo, remete à abertura de um episódio da temporada passada que mostrava a rotina dos dois. Até a canção que toca é a mesma, numa versão diferente. As escolhas pequenas e grandes que Jimmy toma depois da sua odisseia no deserto levam a um clima de tensão entre ele e Kim. Ele diz que o carro dele apenas quebrou… Mas ela encontra a garrafinha de estimação dele dentro da mala dele, com um buraco de bala…

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É a mesma história que Jimmy, como Saul, o advogado, conta a seu cliente Lalo, após enfim pagar a fiança de 7 milhões de dólares. É o plano de Gus funcionando à exatidão, e por alguns minutos sentimos estar vendo a despedida de Tony Dalton da série. Lalo se vê forçado a desaparecer, e vemos até ele se despedir de Hector. E o clima de tensão vai se acumulando…

TENSÃO COMPLETA

Mas estamos falando de Better Call Saul aqui, então os roteiristas raramente fazem o que esperamos. Os planos quase nunca saem tal como esperado. Lalo é esperto e começa a investigar, levando a uma confrontação final com Saul e Kim no apartamento deles. Breaking Bad teve muitos momentos de tensão; já Better Call Saul, devido à sua natureza diferente, poucas vezes se mostrou realmente tensa. Mas neste episódio… Os minutos finais são de ficar na ponta da cadeira, enquanto vemos uma situação crítica conduzida por um trio de atores em estado de graça: Bob Odenkirk atrapalhado, mas sem abandonar a mentira; Dalton aumentando o nível de ameaça como se girasse um botão interior; e Rhea Seehorn assumindo a dianteira da situação e provando, mais uma vez, que merece e precisa ser lembrada na próxima temporada de premiações da TV norte-americana.

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Esse é ápice do episódio, mas há várias outras cenas incríveis. É impossível não dar uma risada quando Saul leva os 7 milhões à escriturária, ou sentir a frieza de Gus quando este se recusa a deixar o seu valioso “recurso”, Nacho, ir. A angústia de Jimmy ilustrada ao ouvir suco sendo preparado num espremedor é outro grande momento visual e sonoro da série, precisamente construído.

E o final do episódio promete mais tensão no próximo para todos os envolvidos, já que estamos chegando ao final da temporada. É quando iremos sentir o peso das escolhas, pequenas e grandes…

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