Se um dia você quis ver Nicolas Cage à frente de uma adaptação de H. P. Lovecraft, esse momento é seu: “Colour Out of Space” usa com sucesso um dos contos mais famosos do celebrado autor de terror para criar um filme B de responsa. O longa, que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres, parece uma versão gore dos filmes do clássico bloco televisivo Supercine.

Na trama, uma família que vive no meio do nada (claro!) tem a vida drasticamente alterada quando um meteorito cai em sua propriedade e desencadeia estranhos efeitos nas formas de vida ao redor. Qualquer semelhança com “Aniquilação” não é mera coincidência: o livro de Jeff VanderMeerr, que serviu de base para o filme com Natalie Portman, bebe diretamente da fonte de Lovecraft.

O roteiro, escrito pelo diretor Richard Stanley juntamente com Scarlett Amaris, traz a história do conto, que se passa no início do século XX, para os dias de hoje sem perder a essência do original; ainda que, na telona, isso resulte em arquétipos um tanto quanto clichês do cinema de terror: os pais que buscam uma vida nova, a filha gótica rebelde, o filho maconheiro bobão e o filho mais novo super sensível aos acontecimentos sobrenaturais.

Com 1h51min, “Colour Out of Space”  chega a se arrastar em alguns momentos. No entanto, Stanley, em colaboração com o diretor de fotografia Steve Annis, enche as tomadas com um jogo de câmera preciso e cores fantásticas que reforçam o senso de medo existencial do material-base. Colin Stetson, que compôs a trilha de “Hereditário”, enche as cenas com melodias sintéticas que quase sufocam o espectador.

Sem explicações

Mesmo quando os animais começam a se comportar de maneira estranha e os vegetais começam a sofrer mutações, o longa se recusa, à maneira de Lovecraft, a dar explicações. É justamente essa incompreensão que causa o terror que acomete a família dona da propriedade. A força que passa a agir ao redor da casa não opera conforme o que espera a razão humana – e, por conta disso, os protagonistas se veem sem saída.

Esse ponto é reforçado pelos toques modernos inseridos pelo roteiro, como a presença de celulares, de televisão e até mesmo de um pesquisador que quer entender os fenômenos de cientificamente. “Colour Out of Space” parece argumentar que os avanços da humanidade no último século de nada adiantaram para nos preparar para um encontro extraterrestre.

Para além do sangue e das criaturas bizarras, fãs do gênero terão o prazer de ver Stanley – um devoto do terror que passou 27 anos longe do gênero – revigorado e no completo controle de sua criação. Com um charme kitsch e Nic Cage mandando ver na atuação descontrolada que se tornou seu padrão, “Colour Out of Space” sabe o público que quer agradar e tem tudo para conseguir isso.

‘Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes’, o retrato multifacetado de uma viajante do tempo

https://www.youtube.com/watch?v=CM8uBGANASc O tradicional seriado “Doctor Who” completou 57 anos em novembro de 2020. A música-tema - um dos primeiros inteiramente eletrônicos criados para a televisão - entrou para os anais da ficção científica e, ainda que diversos...

‘David Byrne’s American Utopia’, a sequência espiritual de ‘Stop Making Sense’

Em certo ponto de "David Byrne's American Utopia", filme que registra o recente show que Byrne apresentou na Broadway, o músico faz questão de lembrar o público do Teatro Hudson, em Nova York, de que tudo o que eles estão ouvindo é gerado ao vivo. Ele admite não ter...

‘Cicada’: delicado romance marcado por traumas masculinos

Com uma poderosa abordagem sobre traumas masculinos, "Cicada" é um corajoso drama que aponta Matthew Fifer como uma nova voz do cinema queer dos EUA. O filme de Fifer e Kieran Mulcare, que estreou no Festival Outfest em Los Angeles e foi exibido no Festival de Londres...

‘Ammonite’: um cansativo sub-‘Retrato de uma Jovem em Chamas’

Depois do sucesso de seu primeiro longa, "O Reino de Deus", Francis Lee torna a apostar em um romance LGBT em sua nova produção, "Ammonite". No entanto, as semelhanças entre os filmes acabam por aí. Mesmo contando com performances poderosas de Kate Winslet e Saoirse...

‘A Voz Humana’: Tilda Swinton hipnotiza em Almodóvar menor

Unindo dois titãs do cinema, "A Voz Humana" é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta - que...

‘Um Crime Comum’: angústia da culpa domina belo thriller argentino

Combinando thriller psicológico e drama social, "Um Crime Comum", novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença...

‘Another Round’: Mads Mikkelsen arrasador em comédia ácida

Se você queria ver Mads Mikkelsen bebendo até cair e mostrando um certeiro timing cômico, você acaba de achar seu filme do ano. "Another Round", longa de Thomas Vinterberg que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres deste ano, reúne o cineasta com o...

‘Fábulas Ruins’: conto italiano totalmente perdido

Era uma vez, nos subúrbios de Roma, crianças que tentaram sobreviver às férias de verão a despeito de seus pais e responsáveis. Esse é o mote de "Fábulas Ruins", drama italiano que estreou na Berlinale - onde ganhou o prêmio de melhor roteiro - e foi exibido no...

‘El Prófugo’: suspense digno dos clássicos do ‘Supercine’

Após um evento traumático, uma dubladora se vê às voltas com um estranho fenômeno em "El Prófugo", suspense argentino que estreou na Berlinale e foi exibido no Festival de Londres deste ano. Depois de brincar com a comédia policial em seu primeiro longa "Morte em...

‘Never Gonna Snow Again’: curiosa história de um super-herói do leste europeu

De uma terra desolada pela radiação, um viajante chega a uma cidade e, com estranhos poderes, se dedica a mudar a vida de seus habitantes. "Never Gonna Snow Again", drama polonês exibido no Festival de Londres deste ano, pode não pertencer à franquia da Marvel ou da...