Combinando thriller psicológico e drama social, “Um Crime Comum”, novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença brasileira na seleção de longas do Festival de Londres deste ano. 

Cecilia (Elisa Carricajo) é uma professora de sociologia prestes a aplicar para um emprego melhor. Ela conta com a ajuda de Nebe (Mecha Martínez) para dar conta das tarefas domésticas e dos cuidados com o filho Juan (Ciro Coien Pardo) e, de modo geral, goza de uma vida estruturada em um bairro abastado na Argentina.  

Numa noite chuvosa, o filho de vinte e poucos anos de Nebe, Kevin (Eliot Otazo), bate na porta de Cecilia pedindo ajuda. Ela finge não ouvir e se recusa a abrir – e, para seu terror, ele aparece morto em um rio dias depois. Todos os dedos apontam para a polícia, que já vinha perseguindo injustamente o jovem, mas a educadora não consegue negar sua própria responsabilidade no ocorrido. Ela tenta levar sua vida como de praxe, mas aos poucos, o teatro de sua normalidade vai caindo como um castelo de cartas.  

É especialmente simbólico que a protagonista seja uma professora de sociologia extremamente desconectada da realidade social que a cerca. Quando ela se encontra com alunos que pedem ajuda em um trabalho logo no início do longa, ela desqualifica as bases sociais do projeto deles com um discurso academicista que ignora a função social de sua área de estudo. A despeito de seu conhecimento, Cecilia padece de uma cegueira seletiva que a impede de ver além da própria bolha. 

A morte de Kevin a expõe a um mundo onde crimes horríveis são sancionados pelo Estado e onde uma parte da população – majoritariamente indivíduos pobres e não-brancos – é considerada descartável pela sociedade. Subitamente, ela, que também dá palestras na área de economia, se torna ciente da relações de poder e nas dinâmicas raciais ao seu entorno e isso a consome por dentro.

Carricajo – que figurou na seleção do Festival de Londres do ano passado como parte do elenco do épico “La Flor” – dá um show no papel de uma mulher mal conseguindo conter a culpa dentro de si. O longo take aos 25 minutos, por exemplo, no qual ela vai até o rio e passa pelo meio de um protesto para ver o corpo de Kevin com os próprios olhos, é uma aula de atuação.

O roteiro, escrito por Marquéz juntamente com Tomás Downey, traz um subtexto sutil ao traçar um paralelo do destino de Kevin com os “desaparecimentos” ocorridos na ditadura militar argentina. Apesar de se basear firmemente na perspectiva psicológica de Cecilia, “Um Crime Comum” quer denunciar uma questão social que perpassa o Estado e a burguesia do país. O final ambivalente, no entanto, lembra o público de que parte do poder do sistema reside no fato de não haver saídas fáceis dele.

‘The Book of Clarence’: o Black Power chega ao Novo Testamento 

Depois de reler o faroeste em "Vingança e Castigo", Jeymes Samuel agora traz sua visão black power para o Novo Testamento. "The Book of Clarence", novo projeto do diretor britânico que teve sua estreia mundial no Festival de Londres deste ano, dá um toque moderno ao...

‘Levante’: vibrante celebração de sororidade e resiliência

O inferno são os outros em "Levante", filme de Lillah Halla exibido no Festival de Londres. No entanto, ele também acredita que nossas relações sociais possam servir como um paraíso. Premiada pela organização de críticos Fipresci quando estreou na Quinzena dos...

‘Priscilla’: Sofia Coppola apresenta conto de fadas sombrio

Romances de conto de fadas raramente sobrevivem à vida real. Para cada Grace Kelly, há sempre uma Lady Di ou Anna Bolena. Nessa linha, "Priscilla", novo filme de Sofia Coppola, acompanha uma mulher levada à realeza da cultura pop por conta de um amor eventualmente...

‘All of Us Strangers’: a luta por uma vida sem fantasmas 

Fora do celuloide, fantasmas causam mais drama do que horror. "All of Us Strangers", novo longa do cineasta britânico Andrew Haigh (“45 Anos”), dá voz a vários fantasmas, entre eles, a orfandade precoce e o medo de intimidade. Exibido no Festival de Londres...

‘The Boy and the Heron’: Miyazaki revisita carreira em prece por mundo melhor

As dores do crescimento e os fantasmas da guerra dão o tom de "The Boy and the Heron", novo filme de Hayao Miyazaki. Exibida no Festival de Londres deste ano após passagens em Toronto e San Sebastián, a produção marca o retorno do animador japonês à direção de...

‘Pobres Criaturas’: odisseia steampunk regada de curiosidade e loucura

“Pobres Criaturas”, novo filme de Yorgos Lanthimos, celebra o poder da descoberta com uma euforia quase infantil. A produção, vencedora do Leão de Ouro em Veneza e exibida no Festival de Londres deste ano, é uma bizarra odisseia steampunk que tem todas as chances de...

‘Assassinos da Lua das Flores’: drama épico em marcha lenta

"Assassinos da Lua das Flores", novo projeto do diretor Martin Scorsese, é um drama de proporções épicas, que usa a roupagem do faroeste para falar sobre ganância, racismo, e opressão nos Estados Unidos. Exibido no Festival de Londres, o filme tem dificuldade em...

‘Mais que Amigos’: marco de representatividade sem esquecer de divertir

"Mais que Amigos" dá aos gays u protagonismo em um dos mais codificados gêneros do mainstream cinematográfico: a comédia romântica. O filme de Nicholas Stoller, exibido no Festival de Londres depois da estreia em Toronto, é um marco de representatividade que não...

‘The Whale’: tratado sobre culpa, coragem e moralismo religioso

Quem cantava a pedra do retorno de Brendan Fraser já pode anunciar: "eu avisei!". "The Whale" é um filme que dá a devida vitrine ao astro e o coloca na dianteira da disputa do Oscar de Melhor Ator do ano que vem. Exibido no Festival de Londres depois da estreia...

‘The Son’: Florian Zeller erra tudo em drama sobre depressão

Depois de retratar a demência em "Meu Pai", Florian Zeller agora se debruça sobre a depressão em "The Son" (O Filho, em português). O filme, exibido no Festival de Londres após estrear em Veneza, marca outra incursão do cineasta francês no ambiente familiar....