Manaus inicia 2020 com boas notícias para quem quer aprender mais sobre cinema. Dois novos cursos gratuitos estão com inscrições abertas e iniciam no mês de janeiro. Ambos serão realizados no Centro da cidade e terão início no dia 20 de janeiro. 

Localizado na Rua Ramos Ferreira, 1036, o Museu Amazônico sedia a Oficina de Produção Audiovisual. A atividade é a primeira de 2020 após seis turmas bem-sucedidas no ano passado com mais de 120 alunos. Ministrada por Thiago Morais (“A Estranha Velha que Enforcava Cachorros”), o curso ensina as técnicas básicas para se realizar um projeto no setor com a produção de um curta-metragem no término das atividades. 

INSCRIÇÕES PARA O CURSO DO MUSEU AMAZÔNICO (CLIQUE AQUI) 

As aulas começam a partir do dia 20 de janeiro e seguem até 28 de fevereiro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30. As inscrições terminam nesta segunda-feira (13) e a divulgação dos selecionados acontece em 16 de janeiro. Confira mais detalhes abaixo: 

Já o Casarão de Ideias, na Rua Barroso, 279, abriga o curso ‘Documentário/Ativismo’. Diretor selecionado para a última Mostra Panorama do Festival de Berlim com “La Arrancada”Aldemar Matias ministra a atividade entre os dias 20 e 24 de janeiro, das 14h às 17h.  

INSCRIÇÕES PARA O CURSO NO CASARÃO DE IDEIAS (CLIQUE AQUI) 

Durante as aulas, com três horas de duração, Aldemar irá apresentar um documentário (integral ou parcialmente, dependendo da duração) e, posteriormente, realizar um debate sobre o filme a partir das seguintes perguntas: 

  • É possível ser cineasta e ativista ao mesmo tempo?

    • Existe um limite entre o documentário como obra artística e peça de propaganda?

    • Que tipo de construção narrativa alcança um público mais avesso ao discurso político do filme?

    • É possível observar as transformações do ponto de vista da própria cineasta ao assistir sua obra?

    • Que janela de exibição funciona melhor com cada estilo de documentário?  

A seleção inclui desde o documentário experimental “Then Then Then”, uma construção hipnótica com imagens de arquivo discutindo a eficácia dos processos de desobediência civil no final dos anos 60, até “O Peso dos Sonhos” – um registro dos bastidores do controverso “Fitzcarraldo”. 

Com limite máximo de 20 alunos, as inscrições se encerram no próximo dia 15 de janeiro. Após a análise das inscrições e currículos, a lista dos selecionados será divulgada no dia 16. 

Confira mais detalhes abaixo: 

‘Amazonas, O Maior Rio do Mundo’: imagens intrigam e revelam as contradições da Amazônia

Como explicar a experiência de ver, em uma sessão até agora única, um filme de um pioneiro do cinema, dado como perdido há mais de 100 anos, que retrata justamente a região onde você vive – e você até está dentro de um dos cenários da obra?   Sobretudo, como explicar...

‘Prazer, Ana’: o terror de uma noite qualquer

Uma noite qualquer para dezenas de pessoas em uma mesa de bar. Mais uma cerveja, mais uma cadeira, mais alguém chegando, mais vozes ao redor, mais conversa para jogar fora, mais uma marchinha de carnaval na caixa de som. O mais banal dos cenários para a mais comum das...

‘O Desentupidor’: um olhar anárquico sobre a invisibilidade social

Jimmy Christian é um dos mais prolíficos realizadores da cena amazônica. Semelhante aos Gremlins do filme homônimo de Joe Dante da década de 80 que se reproduziam em abundância no primeiro contato com a água, Jimmy produz roteiros e curtas sempre que uma nova ideia...

‘Meus pais, Meus atores preferidos’: o pessoal pode ser coletivo

O curta Meus pais, meus atores preferidos, de Gabriel Bravo de Lima, é o segundo trabalho do diretor - o primeiro foi “No Dia Seguinte Ninguém Morreu”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Olhar do Norte 2020. O ponto de partida foi realizar uma série de...

‘Controle’: curta peca ao não amarrar tantos caminhos possíveis

O formato de curta-metragem pode ser revelador. Escancaram-se os pontos fortes dos cineastas – mas também se encontram suas fraquezas. Porque a duração é apertada, o curta exige um tratamento econômico. Cabe a diretores, roteiristas e montadores dar conta do que quer...

‘Ensaio de Despedida’ e as relações sob o microscópio

Em um apartamento, quatro personagens se revezam em uma corda-bamba entre o real e a encenação. Mas, não seria a encenação também real? Afinal, todo mundo tem um mundo de personas em si. No filme realizado pelo Ateliê 23, os talentos de Júlia Kahane, Taciano Soares,...

‘Alexandrina — Um Relâmpago’: releitura imagética da mulher negra e amazônica

Existe um apagamento da história negra na Amazônia, o qual sutilmente a professora de história e pesquisadora Patrícia Sampaio denomina de silenciamento. O trabalho que ela desenvolve em seu núcleo de pesquisa acadêmica na Universidade Federal do Amazonas escoa em...

‘Cem Pilum – A História do Dilúvio’: animação valoriza a importância das lendas

“No tempo antigo era muito violento. Existiam mais animais ferozes do que pessoas, e Deus Criador quis acabar com as cobras, onças e outros animais. Então ordenou o dilúvio”. Essa é a sinopse do mais novo grande filme de Thiago Morais, lenda e notório nome do...

‘Galeria Decolonial’: a construção de um olhar singelo sobre a Amazônia

O poeta e pesquisador paraense Paes Loureiro, ao se debruçar sobre a cultura amazônica, destaca alguns pontos que considera essenciais sobre o que é viver na região, dentre eles: o devaneio, a paisagem mítica e o lúdico presente no despertar imaginativo sobre os...

‘Castanho’ e a quietude do olhar

María é uma forasteira. Nunca há um pertencimento total dela em “Castanho”, curta dirigido por Adanilo, o amazonense que tem feito história no audiovisual brasileiro com importantes participações na frente das câmeras. Atrás delas, ele é igualmente visceral, ainda que...