As histórias de 10 artistas da Amazônia ganhará o mundo através da seleção do documentário “AjuriArtes – amazônidas fazedores” para a 2ª Mostra Internacional Audiovisual [Em] Curtas. O evento será realizado entre os dias 20 e 26 de novembro com alcance para quase 200 países através do canal oficial no YouTube. Em seguida, a exibição do curta de 25 minutos dirigido por Leandro Tapajós será no Cine-Ressaca por um fim de semana – dias 27 e 28 de novembro -, através do VRTChannel – canal interativo de streaming.

O documentário traz relatos e obras de Deborah Erê (arte urbana), Dudu Brasil (samba), Gabriel Mar (literatura), João Fernandes (produção cultural), Kevin Peres (dança), Olívia de Amores (música),  Ricardo Oliveira (fotografia), Rodrigo Castro (cinema), Taciano Soares (teatro) e Turenko Beça (artes plásticas). O filme faz parte de um projeto maior com a criação de um site, com ensaios, reportagens, entrevistas, além de um canal no YouTube com mini-documentários de cada um dos artistas. Aproximadamente 30 profissionais trabalharam em “Ajuriartes”, contemplado no edital Feliciano Lana do governo do Amazonas com recursos da Lei Aldir Blanc.

O projeto nasceu para unir comunicação e arte pela web. Se o artista precisa ir aonde o povo está, então, ele precisa caminhar pela internet. Compreendo bem os dois lados dessa divulgação por ser jornalista e artista plástico. Decidi unir os dois mundos e criar produtos que tenham esse compromisso de diminuir as barreiras geográficas para tornar conhecida a produção cultural que eclode entre nossas cidades, florestas e rios. A Amazônia tem muito som, cor, forma, movimento e energia que precisam ser conhecidos e valorizados de fato. Um passo nesse sentido é poder contar com um dos resultados do projeto AjuriArtes entre os selecionados em um festival de cinema na internet, que agrega pessoas de várias cantos”, disse Leandro Tapajós.

Todos os filmes que foram selecionados para as nove sessões poderão participar da votação pelo Júri Popular. Os formulários ficarão disponíveis para votação a partir do dia 20/11, e cada formulário ficará até o fim da exibição no canal da Mostra [em]curtas (26/11) aberto recebendo votação.  

O curta AjuriArtes: amazônidas fazedores será exibido na Sessão 8 – Mostra de Docs. Na qual também serão exibidos os filmes: Cristino Wapichana; Mihe’aka Voxené: Simoné Veyopé Ûti! (Abre Caminho: nossas câmeras chegaram!); e Taxa de Retorno.

CONFIRA TRÊS DOS MINI-DOCUMENTÁRIOS DO PROJETO “AJURIARTES”

com apoio de assessoria de imprensa