No ultimo fim de semana o presidente do grupo Fox TV Gary Neuman anunciou planos de trazer de volta séries de sucesso do passado – leia mais aqui. O mais intrigante desses projetos foi o possível retorno de “Arquivo X”, e Neuman declarou que queria ter as mentes criativas do seriado de volta: o criador e produtor Chris Carter e os atores David Duchovny e Gillian Anderson.

Carter já deu a dica de que estará envolvido no projeto e Anderson também já se mostrou a favor. Agora, foi a vez de Duchovny se pronunciar. Ao falar com o site do USA Today, o ator declarou que está pronto para voltar ao papel do agente do FBI Fox Mulder. “Estou mais do que feliz e animado para trazer a série de volta e me reunir com Gillian e Chris”, disse Duchovny.

Depois o ator emendou com uma pegadinha: “Agora, vamos ver com que forma se dará esse retorno, com quantos episódios. Certamente eu não posso e nem estaria interessado em fazer uma temporada completa. Teria de ser numa forma limitada. Todos nós estamos velhos, não temos mais energia para fazer uma temporada completa”.

“Arquivo X” foi um dos maiores sucessos da TV nos últimos 20 anos e abordava as investigações dos agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully, que investigavam casos paranormais e ufológicos no departamento de investigação que dava título à série. “Arquivo X” durou de 1993 a 2002 e rendeu dois filmes para cinema derivados do programa. O primeiro foi “Arquivo X: O Filme”, lançado em 1998 no auge do sucesso do seriado; e depois veio “Arquivo X: Eu Quero Acreditar” (2008), que parecia encerrar as trajetórias dos personagens Scully e Mulder.

Desde o final da série tanto Gillian Anderson quanto David Duchovny se mantiveram ocupados. Anderson pode ser atualmente vista nos seriados “The Fall” e “Hannibal”, e Duchovny estrelou o seriado “Californication” por sete temporadas e agora se prepara para trabalhar na série “Aquarius”, na qual viverá um detetive encarregado de investigar os assassinatos cometidos pelo bando de Charles Manson nos anos 1960. Mesmo assim, os dois atores ainda mantém interesse em revisitar seus icônicos personagens, e em breve, quem sabe, poderemos revê-los.