Com os temas “Basta!” e “O Cinema Nosso de Cada Dia”, mais importante festival de cinema do litoral paulista, homenageará o cineasta carioca Wagner de Assis e a designer gráfico santista Márcia Okida. Serão mais de 60 filmes exibidos.  

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos chega à oitava edição de 21 a 29 de junho. Com os temas “Basta!” e “O Cinema Nosso de Cada Dia”, o mais importante evento do gênero no litoral paulista exibirá mais de 60 filmes, terá atividades formativas (palestras, bate-papos, mini cursos) presenciais e virtuais, com os objetivos de oferecer uma programação vasta e completa, de curtas e longas-metragens, estimular a produção cinematográfica regional, não apenas de curtas, mas de longas, promover o intercâmbio entre artistas da Baixada e outras localidades, resgatar e promover a memória cinematográfica, democratizar o acesso à cultura e difundir o cinema como ferramenta de inclusão, educação e turismo.    

Entre os espaços que receberão atividades estão o Cine Roxy, tradicional cinema de rua com 88 anos de existência, o Cine Arte Posto 4 (cinema público), Cinemateca de Santos, Associação Tia Egle, escolas públicas como a ETEC Aristóteles Ferreira e Olga Curi, Open House Idiomas, Novotel, Praça Abílio Rodrigues Paes (“Praça do BNH”), Instituto Arte no Dique. Toda a programação será gratuita.

ABERTURA E HOMENAGENS 

A abertura da oitava edição está prevista para acontecer no Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga). Na ocasião, a partir das 18h, na área externa do cinema, ao lado do Cine Café, acontecem sessões de autógrafos de livros da Coleção Santos Film Fest, inaugurada em 2021, editada pela Cinezen Edições Literárias e que publica livros no formato pocket que buscam preservar a memória cinematográfica. Crônicas de um Louco… Por Cinema, do jornalista e crítico de cinema santista Marcelo Reis, reúne crônicas sobre o valor afetivo dos filmes, misturando memórias cinematográficas e da vida do autor. A designer gráfico e professora Marcia Okida ganhará uma autobiografia. E História do Santos Film Fest recebe segunda edição. Também serão inauguradas duas exposições, no foyer do cinema: 20×50: De Dom Corleone a Zé Pequeno reunirá 25 cartazes selecionados a partir de inscrições de várias partes do país sob curadoria de Marcia Okida. Todas as peças artísticas têm algo em comum dos dois filmes que transformaram o cinema. Feliz Aniversário: Filmes que Marcaram a Cultura Pop no Século XXI terá 15 desenhos do quadrinista Denis Dym Freitas e de seus alunos retratando os 20 anos de Harry Potter, os 20 anos de Homem-Aranha e os 10 anos de Vingadores.  

Já às 20h tem início a cerimônia de abertura na sala de cinema do Roxy, com as homenagens à professora Marcia Okida, coordenadora do curso de Multimídia da Unisanta, o primeiro a lidar com audiovisual no âmbito acadêmico em Santos e artista de destaque em diversos projetos culturais, e ao cineasta carioca Wagner de Assis, diretor de longas de sucesso como Kardec, Nosso Lar, entre outros. Em seguida haverá a avant-première de Sexcore: A História do Carnal Desire, documentário em longa-metragem dirigido pelo santista Rodiney Assunção. No final da década de 1980, nascia uma banda que marcaria o rock santista pela irreverência, bom humor e som pesado. Inspirado em bandas como S.O.D., o policial militar Tarso Wierdak criou o Carnal Desire. Desse momento em diante, o hardcore santista ganhava uma nova vertente: o sexcore! E o sonho levou a banda até o cobiçado Programa Do Jô, na Rede Globo, duas vezes, a ter videoclipe na MTV, etc.  A entrada para a cerimônia de abertura é mediante um quilo de alimento não perecível em prol da Associação Tia Egle e do Instituto Arte no Dique.   

20 ANOS DE CIDADE DE DEUS e MOSTRAS COMPETITIVAS 


O roteirista Bráulio Mantovani, de Cidade de Deus e muitos outros filmes de destaque do cinema nacional como os dois Tropas de Elite, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, etc, participará de bate-papo em 23 de junho, uma quinta-feira, 19h30, de forma virtual, nos canais doSantos Film Fest (www.youtube.com/santosfilmfest) e do Sesc Santos.   

As mostras competitivas nacionais de longas e curtas-metragens acontecerão no Cine Arte Posto 4, a partir de 23 de junho. Os horários das sessões (duplas, sempre com um curta seguido por um longa) serão sempre 16h, 18h30 e 21h. No cinema público também haverá a retrospectiva com filmes dirigidos por Wagner de Assis. Já a Mostra Regional, com curtas-metragens produzidos na Baixada Santista, será realizada em 27 de junho, à noite, no Cine Roxy 5.

Os júris foram formados por profissionais de carreiras extensas e respeitadas no meio audiovisual. O júri da Mostra Nacional foi composto pelas cineastas Andrea Pasquini, Julia Katharine, e os professores doutores Jamer Guterres de Mello e Rogério Ferraraz. Já as mostras regional e de animação tiveram como jurados a atriz Ondina Clais, a designer gráfico e professora Márcia Okida e o professor e cineasta Wanderley Camargo. Foram mais de 600 obras inscritas de várias partes do Brasil durante um mês. Os filmes selecionados serão anunciados na segunda semana de junho. 

SESSÕES ESPECIAIS E AO AR LIVRE 

O festival terá uma programação voltada ao público adolescente na ETEC Aristóteles Ferreira (Av. Epitácio Pessoa, 466, Aparecida), que recebe jovens das nove cidades da Baixada Santista e tem auditório de 230 lugares. Parte da plateia será reservada aos estudantes e parte ao público em geral. Trata-se de uma vontade de retomar a programação cultural em escolas estaduais, que décadas atrás foi muito forte em Santos. As sessões serão seguidas de bate-papos com os diretores dos filmes. Estão programadas sessões dos filmes Pauê: O Passo de um Vencedor, de Fabio Cappellini e Alessandra Pereira, seguido de bate-papo com Fabio (27/06), Cisco Araña: Longboard Bossa Nova, de Robinson Patrício, seguido de bate-papo com o surfista Cisco Araña e o diretor Robinson (28/06) e Califórnia Brasileira, de Wladimyr Cruz e Rodiney Assunção, sobre o rock santista dos anos 1990, seguido de bate-papo com os dois (29/06). 

No sábado, 25 de junho, 16h, no Cine Roxy 5, acontece sessão especial do filme Flores do Cárcere, dirigido por Paulo Caldas e Bárbara Cunha. Doze anos depois de saírem da prisão, seis ex-detentas retornam à Cadeia Pública de Santos, em São Paulo. A penitenciária, que antes alojava tantas mulheres entre grades, hoje está deserta. E elas preenchem este espaço vazio com seus depoimentos sobre o encarceramento e refletem o processo de reinserção na sociedade. Após a sessão haverá breve bate-papo com integrantes da equipe de produção do filme.  

SESSÕES INFANTIS, SESSÃO AZUL, PALESTRAS, WORKSHOPS E BATE-PAPOS 

Como sempre tem feito, buscando levar o cinema para “além da bolha”, o Santos Film Fest promove sessões para os pequenos. Dia 24 de junho, uma sexta-feira, 19h, na Praça do BNH, acontecerá sessão infantil ao ar livre, com curtas-metragens de animação e filme da Turma da Mônica. No dia 25 de junho, sábado, acontecem sessões infantis às 17h e 19h no pátio da escola Olga Curi. No mesmo dia, 25 de junho, também 17h e 19h, serão realizadas sessões infantis na Associação Tia Egle, uma dentro da ONG, à tarde, e a outra, à noite, ao ar livre. Todas essas sessões terão distribuição de pipoca. Também acontecerão sessões infantis no Instituto Arte no Dique. 

Na sexta-feira, 24 de junho, 14h, no Cine Roxy 5, o Santos Film Fest fará uma Sessão Azul para crianças autistas de entidades ligadas à APAE. Grupo Inclusão Para Todos, entre outras. A sessão tem características específicas, como meia luz, ar condicionado ameno, som mais baixo, etc.  

Todos os dias pela manhã, a partir de 22 de junho, a partir das 9h, no canal do Santos Film Fest, serão disponibilizados vídeos com depoimentos dos diretores e diretoras dos filmes das mostras competitivas. 

Na quarta-feira, 22 de junho, 10h, acontece bate-papo no Novotel com o cineasta Wagner de Assis. À tarde, 14h, será a vez do cineasta Lufe Steffen ministrar workshop sobre roteiro para filmes de temática LGBTQIA+. Ainda na quarta, também no Novotel, acontece palestra com Audrey Duarte sobre Marketing no Audiovisual. 

Domingo, 26 de junho, das 10h às 12h e 13h às 17h ocorre workshop Produção de microdocumentários com Rodiney Assunção, no Novotel. 

Terça, 28 de junho, das 15h às 17h30, em local a ser confirmado, será a vez de Márcia Okida ministrar workshop de Criação de Cartazes para Filmes. Todas essas atividades são gratuitas, mas possuem vagas limitadas mediante inscrição no site www.santosfilmfest.com. 

com informações de assessoria