Dirigido por Eryk Rocha, “Cinema Novo” venceu L’Oeil D’Or, prêmio dado ao melhor documentário exibido durante o Festival de Cannes. A vitória foi dada pela associação Scam formada por artistas ligadas ao audiovisual, literatura e imprensa. O júri foi presidido pelo cineasta Gianfranco Rosi, ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim, neste ano, com “Fogo no Mar”.

“Cinema Novo” traz um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.

O Brasil ainda possui dois filmes com chance de vitória no Festival de Cannes: “Aquarius” concorre à Palma de Ouro assim como Kleber Mendonça e Sônia Braga estão na disputa, respectivamente, nas categorias de Melhor Direção e Atriz, enquanto “A Moça que Dançou com o Diabo”, de João Paulo Miranda Maria, está na briga entre os curtas-metragens.